Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor Enéias Tavares vence concurso literário nacional



O professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM e pesquisador do Laboratório Corpus Enéias Tavares foi o vencedor do concurso literário promovido pelo Selo Fantasy, da Editora Casa da Palavra.

Com quase 1,5 mil inscritos, Tavares venceu com o manuscrito do romance ‘A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison’. O romance integra a série Brasiliana Steampunk, que reinterpreta os heróis da literatura nacional do século XIX num cenário retrofuturista. A obra homenageia grandes autores da literatura brasileira, entre eles Álvares de Azevedo, Machado de Assis, Raul Pompéia, Aluízio de Azevedo e Lima Barreto, além dos gaúchos Apeles e Aquiles Porto Alegre, entre outros.

A premiação é a publicação da obra, que deverá sair em agosto, com lançamento prometido para a Bienal do Livro, em São Paulo.

Sinopse do romance:

No inverno de 1911, o jornalista Isaías Caminha chega a Porto Alegre para cobrir a prisão do temível assassino Antoine Louison. Capturado pelo detetive Pedro Britto Cândido, o vilão é aprisionado no lendário Hospício São Pedro para Lunáticos Incontroláveis e Histéricas Perigosas, sob a supervisão do centenário alienista Simão Bacamarte. Na noite anterior à sua execução, o celerado escapa, desaparecendo como um fantasma de folhetim.

Compõem este mistério o Palacete dos Prazeres, prostíbulo de luxo administrado por Rita Baiana, Léonie e Pombinha, e o Parthenon Místico, sociedade secreta que reúne o cientista louco Doutor Benignus, a médium indígena Vitória Acauã, o imortal satanista Soulfieri de Azevedo e os aventureiros do oculto Sergio Pompeu e Bento Alves.

Em A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison, literatura brasileira e estética steampunk se unem num cenário repleto de geringonças apocalípticas, serviçais mecanizados & Zepelins fumacentos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-338

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes