Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

29º Festival Internacional de Inverno tem início no domingo

A partir do próximo domingo (27) até 3 de agosto, o distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, irá sediar o 29º Festival Internacional de Inverno da UFSM, um evento que favorece o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Paralelamente, acontece a 29ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto. A realização é do Departamento de Música do Centro de Artes e Letras (CAL) e promoção da UFSM, The University of Georgia (EUA), Prefeitura de São João do Polêsine e comunidade de Vale Vêneto.

A abertura será às 10h de domingo, na Igreja Matriz de Vale Vêneto, com concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com a tradicional participação do Coro de Câmara e do Coral da UFSM. À tarde, a partir das 16h, a Orquestra volta a se apresentar no átrio da igreja, juntamente com a Banda de Música da 3ª Divisão do Exército.

Durante todo o evento, a programação incluirá oficinas de instrumento, canto, regência e educação musical e recitais gratuitos e abertos à comunidade de alunos e professores. Também estão previstas oficinas de musicalização infantil e curso de formação de professores (quinta e sexta-feira), entre outras atividades, que acontecem em salas de aula da escola estadual de Vale Vêneto, na Casa de Retiros, em espaços cedidos pelas famílias, entre outros locais, que se tornam salas de aula, de ensaios e de estudos. A programação dos recitais – que também serão realizados em Silveira Martins e Cachoeira do Sul – pode ser conferida aqui.

Como tradicionalmente acontece, o Festival de Inverno será encerrado com concerto no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, no domingo (3), às 20h, com a participação dos professores convidados, provenientes dos EUA, Inglaterra, Itália, Argentina, Costa Rica, Alemanha, Áustria e Suíça, além de brasileiros.

Dentre os alunos que participarem do festival, três serão selecionados para participar de intercâmbio na University of Georgia (EUA) pelo período de janeiro a março de 2015. Entre os requisitos, estar inscrito e cursando uma das oficinas de instrumento ou canto do festival e ter conhecimento da língua inglesa.

Durante todo o período, as atrações gastronômicas ficam a cargo da comunidade de Vale Vêneto, por meio da Semana Cultural Italiana.