Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LabLer e Ateliê de Textos da UFSM realizam multievento



LabLer e Ateliê de Textos da UFSM em parceria com a Unisinos realizam um multievento que acontece entre os dias 02 e 04 de setembro no auditório Multiweb (Prédio 67). Nesse período serão realizados a III Jornada de Multiletramentos, a V Jornada de Popularização da Ciência e o II Encontro de Produção Textual. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 18 de agosto, enquanto as inscrições para ouvintes podem serem realizadas até 02 de setembro.

A III Jornada de Multiletramentos busca promover um espaço para a divulgação e discussão de pesquisas e práticas pedagógicas/experiências docentes voltadas à qualificação de profissionais da área da Ciência da Linguagem, com ênfase em perspectivas teórico-metodológicas que fomentam a interdisciplinaridade, as inovações no ensino e na aprendizagem de linguagem, bem como a redefinição dos papéis de aluno e professor. Entende-se que avanços nesses aspectos são vitais para os processos de pesquisa, ensino e aprendizagem na contemporaneidade.

A Jornada de Popularização da Ciência foi criada a partir das ações de pesquisa bilaterais entre a Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por meio dos projetos Divulgação Científica: estratégias retóricas e organização textual, coordenado pela Profª. Drª. Maria Eduarda Giering, e Análise crítica de gêneros de artigos de popularização da ciência, coordenado pela Profª. Drª. Désirée Motta-Roth. O diálogo estabelecido entre os pesquisadores atuantes nesses dois projetos possibilitou a realização da I Jornada de PC em 2010. Desde então, a Jornada de PC é realizada anualmente com os objetivos de 1) proporcionar discussões de ações interdisciplinares implicadas na tarefa de popularização científica; 2) instrumentalizar professores do ensino básico, acadêmicos e pós-graduandos de Letras e Jornalismo; e 3) informar o público interessado no tema.

O II Encontro de Produção Textual tem como foco a produção de textos no contexto escolar e foi proposto a partir do diálogo entre os participantes do projeto coordenado pela Profª. Drª. Cristiane Fuzer, Ateliê de Textos, e professores de Língua Portuguesa e Artes de escolas de educação básica. O evento configura-se em um espaço para discussões e trocas de experiências referentes ao trabalho com a escrita na escola, com o objetivo de propiciar um produtivo intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

Mais informações através o site do evento.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-308

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes