Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Rua das Artes foi um dos destaques do Descubra UFSM

Durante os dias 21, 22 e 23 de agosto, a Universidade Federal de Santa Maria realizou o Descubra, evento que contou com a presença de milhares de estudantes do ensino médio que foram a UFSM com um único objetivo: conhecer as diversas oportunidades oferecidas pela Universidade.

Entre os diversos estandes e atrações, um lugar chamou muito a atenção de todos os que frequentaram o Descubra UFSM, a Rua das Artes, espaço destinado a apresentações artísticas dos Cursos de Dança, Artes Cênicas e Artes Visuais, além de outras atividades. Uma das responsáveis por fazer a Rua das Artes ganhar vida foi a professora do curso de Artes Visuais, Rebeca Stumm. A professora tem envolvimento com a realização e planejamento desses eventos desde 2011 e sempre conta com o apoio da acadêmica de Artes Visuais, Mara Priscila Saldanha. Rebeca Stumm comentou sobre o surgimento da atração Rua das Artes, que veio a partir da Casa das Artes, antigo projeto da UFSM que tinha a intenção de levar a arte para fora do campus da UFSM. Segundo a professora, o objetivo do espaço foi integrar os acadêmicos dos cursos de artes, para que todos pudessem conhecer um pouco sobre o trabalho do outro, havendo uma aproximação entre as habilitações do Centro de Artes e Letras da UFSM.

A Rua das Artes também foi um ambiente de aprendizado, principalmente para quem foi ao evento como bolsista, como é o caso dos também acadêmicos de Artes Visuais, Antônio José dos Santos Jr. e Rafael Aranha. Antônio e Rafael falaram que dentro do espaço onde encontrava-se a Rua das Artes havia uma liberdade para a organização em geral, e em que diversos momentos era preciso contornar situações que surgiam, isso ajudou em um crescimento das pessoas envolvidas, pois era preciso buscar novos desafios diante os milhares de estudantes que chegavam a todo tempo no local destinado as áreas artísticas da UFSM. Segundo os acadêmicos que participaram diariamente do espaço localizado no Centro de Eventos, o trabalho foi realizado com prazer, pois se tratava de algo mais informal,com um contato com os diversos estudantes de ensino médio. E com esse clima mais descontraído, foi possível na Rua das Artes, intensificar o intercâmbio de ideias entre os próprios alunos dos diferentes cursos do CAL.

Durante os três dias de evento, além de ser uma oportunidade para bolsistas e acadêmicos mostrarem um pouco mais sobre seus trabalhos, a Rua das Artes pode mostrar que diferente do senso comum, a área das artes também exige pesquisa, que existem muita coisa por trás da obra antes dela ser finalizada. Para o Descubra foram criadas oficinas, para que os jovens pudessem colocar a mão na massa e conversar com quem estava ministrando as atividades. Essa relação entre acadêmicos, jovens e arte, fez com que houvesse uma aproximação e valorização dos cursos relacionados as artes, pois mostra que há um grande trabalho do artista por trás da obra.

Segundo a professora Rebeca Stumm, o Descubra é importante para mostrar o que a universidade pública, tem a oferecer. É um local onde todos os envolvidos valorizam a profissão que estão representando e isso acaba transferindo uma confiança aos jovens interessados e que muitas vezes chegam com incertezas relacionadas ao seu futuro curso. A acadêmica Mara Priscila ressaltou que é importante a Universidade se aproximar da comunidade com eventos desse porte e mostrar que estudar em universidades públicas é uma realidade ao alcance de todos.

Confira a galeria de fotos do Descubra UFSM:

{phocagallery view=category|categoryid=52}