Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Espetáculo de Eugène Ionesco acontece no Caixa Preta



A Improvisação da Alma de Eugène Ionesco é o espetáculo que estreia dia 15 de outubro, no Teatro Caixa Preta (Prédio 40) da UFSM. As apresentações estão marcadas para os dias 15, 16 e 17 de outubro às 20h e a entrada é franca.

A montagem está a cargo do “Teatro Experimental Universitário” e do grupo de pesquisa em teatro “Vagabundos do Infinito”. A direção é do prof. Paulo Márcio que comemora com esta peça seus 40 anos como diretor de teatro. O espetáculo é também o trabalho de conclusão de curso do formando Cristian Lampert e, no elenco, além dele estão Laédio Martins, Manuela Santiago, Rael Castro e Tiago Teles.

Essa montagem une duas peças de Ionesco: “A lição” e “O improviso da alma”, ambas escritas na década de 50. O diretor optou por juntar essas peças em um único espetáculo por entender que ambas tratam, entre outras coisas, da educação. Em “A lição” o tema é tratado de modo alegórico e em “O improviso da alma” o autor satiriza a Academia e discute a relação do teatro com esta e com a crítica. A peça “O improviso da alma” é praticamente inédita no Brasil. Foi encenada, ao que se sabe, apenas na metade do século passado, em São Paulo. A tradução do texto que preferiu chamar de “A improvisação da alma” e que vai à cena agora é de Paulo Márcio.

A montagem é uma produção do Curso de Artes Cênicas, do Centro de Artes e Letras da UFSM, além dos grupos citados acima e conta com o importante apoio da APUSM e da KVA Formaturas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-260

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes