Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Laboratório Corpus promove encontro para discutir Materialismo Histórico e Materialismo Dialético

Na manhã da última segunda-feira (13), o Materialismo Histórico e o Materialismo Dialético estiveram no centro das discussões do grupo que trabalha a Análise de Discurso de Michel Pêcheux na UFSM sob a coordenação das professoras Verli Petri (Corpus, PPGLetras/UFSM) e Cristiane Dias (LABEURB/Unicamp). Estudantes, professores e comunidade que participa da Linha Língua, Sujeito e História do Programa de Pós-Graduação em Letras de Santa Maria se reuniram pela segunda vez neste semestre para discutir textos de Louis Althusser e Alain Badiou.

Esta edição contou com pesquisadores representantes das seguintes instituições: UFSM, UNIPAMPA e UFRGS; UFFS e UNOCHAPECO (SC); UNICAMP (SP); URI e UNISINOS; Instituto Federal Farroupilha (Campus de Jaguari e de Ibirubá), entre outras. Entre as principais as noções contempladas nas discussões estavam a ciência, a história, a ideologia e a política, todas elas retomadas a partir dos textos escolhidos para leitura considerando a sua relação com a Análise de Discurso de Linha Francesa.

Este foi o segundo de quatro encontros do Seminário de Pesquisa “Materialismo histórico: princípios teóricos e desafios”, com coordenação geral da Profa. Cristiane Dias que realiza um estágio de pós-doutoramento no PPGL/UFSM. O próximo encontro será no dia 03 de novembro, com a presença do Prof. Dr. Lauro Baldini (Unicamp) e último ocorre no dia 15 de dezembro, com a participação da Profa. Dr. Ana Zandwais (UFRGS). O Seminário é uma promoção do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM) com o apoio do Centro de Artes e Letras e do Fundo de Incentivo à Extensão. A organização do evento é das professoras Amanda Scherer, Verli Petri, Cristiane Dias, Caroline Schneiders e Zélia Viana Paim.

Informações podem ser encontradas no site do Laboratório, no endereço: http://corpus.ufsm.br ou pelo seu e-mail: labcorpus1@gmail.com.