Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de pesquisa do CAL promoverá exposição “Livro Interferido”



Livros, artistas, criatividade, interação e cultura. Com esta mistura de ações, o grupo de pesquisa Livros dos Artistas traz a exposição “Livro Interferido”, que surge da proposta de investigação, experimentação e constituição de discursos poéticos na concretização de livros de artistas, a partir da interferência em livros usados.

A mostra acontecerá entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro, no Sebo Café (Rua Floriano Peixoto, 1264, Centro, Santa Maria), de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A abertura, com vernissagem e palestra sobre livros de artista com a professora doutora em História Sandra Knaak, será no dia 31 de outubro, às 19 horas, também no Sebo Café.

O encontro “Livro Interferido” apresenta narrativas de vinte participantes do grupo Livros dos Artistas, cuja expressão visual tem ênfase textual ou plástica. Para produzir os livros de artista, cada integrante da exposição percorreu os espaços do Sebo Café, escolheu e comprou o seu livro para a intervenção. Agora, estes livros voltam às prateleiras de origem do Sebo, mas desta vez interferidos, portanto, ressignificados, e são expostos para que o público possa apreciar e ler. Através do uso de procedimentos constitutivos do desenvolvimento do livro, esta exposição busca incentivar a memória e o resgate da tradição do livro, redimensionado à prática artística contemporânea.

O grupo Livros dos Artistas investiga experiências gráficas com o livro protótipo. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq Arte Impressa, que possui duas linhas de pesquisa: Livro de Artista e Arte Gráfica Contemporânea. Criado em 2012, o Grupo de Pesquisa Arte Impressa é coordenado pela professora doutora Helga Corrêa, do Curso de Artes Visuais UFSM. A supervisão e acompanhamento técnico do grupo de pesquisa são realizados por Raone Somavilla, profissional vinculado ao curso de Arquivologia da UFSM.

O Grupo de Pesquisa Arte Impressa desenvolve trabalhos, onde busca expandir o conceito de construção reflexiva usando, entre outros modos, do formato livro. A partir de diferentes abordagens formais, pretende mostrar a inesgotável capacidade da arte em provocar reflexões, sentimentos, propiciar novos questionamentos e leituras sobre temas da realidade atual.

Participam da exposição: Aline Arend, Andressa Argenta, Aracy Colvero, Bruna Berger, Carol Krügel, CaroLina PK, Chay Luge, Daniel Signor, Diego Torrico, Ewerton Barbosa, Fernanda Beck Moro, Fernanda Codinotti, Felipe Duarte, Helga Corrêa, Indira Zuhaira, Joana Gaviraghi, Luana Oliveira, Marina Attiná Jozala, Rafael Happke e Sandro Bottene.

Mais informações pelo e-mail helgacor@gmail.com ou no Facebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-247

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes