Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Lauro José Siqueira Baldini participou do III Encontro do Seminário Corpous – 2014



Realizou-se na manhã do dia 03 de novembro, no miniauditório do Centro de Artes e Letras, o III Encontro do Seminário Corpus – 2014 Seminário de Pesquisa Materialismo histórico: princípios teóricos e desafios com o ilustre convidado professor-doutor Lauro José Siqueira Baldini do Departamento de Linguística do Instituto de Linguagem (IEL) da UNICAMP.

O palestrante Lauro José Siqueira Baldini abordou os seguintes temas: ideologia, discurso, psicanálise e política, tomando como base o texto proposto para leitura Observações para uma teoria geral das ideologias, de Michel Pêcheux, assinado Thomas Herbert. O seminário contou com colaboração e participação das coordenadoras do evento Amanda Scherer (UFSM), Cristiane Dias (UNICAMP), Verli Petri (UFSM), acrescidas de público interessado, composto por professores-doutores, pós-doutorando, doutorandos, mestrandos e acadêmicos da graduação. O Seminário de Pesquisa cumpre mais uma vez com seu objetivo de reunir diferentes grupos de pesquisa de diferentes universidades (UFFS, UNOCHAPECÓ, UNISINOS, UFRGS, URI – Santiago, IF Farroupilha, etc.), interessados na temática.

Além desse III Encontro, o Seminário de Pesquisa prevê um IV Encontro a se realizar em 15 de dezembro com a palestrante convidada professora-doutora Ana Zandwais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação: área de Estudos da Linguagem. Este IV Encontro encerra o Seminário Corpus – 2014 com o tema a análise de discurso e o materialismo: conceitos e consequências teóricas. Ressignificação e contemporaneidade, com base no texto Ainsi, nous sommes qui nous sommes dans le Mississippi, de Guilhaumou e Mazière.


Publicações Recentes