Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Servidor do CAL tem trabalho publicado no jornal Folha de São Paulo



Apesar de hoje atuar como servidor público na Universidade Federal de Santa Maria, o que chama a atenção de Evandro Bertol é a ilustração. Formado em Desenho Industrial/Programação Visual, Evandro sempre teve o o gosto por quadrinhos, algo que nasceu lá nos tempos de colégio.

Entre um trabalho de freelancer e outro, Evandro sempre teve trabalhos a realizar. Em 2008, o ilustrador fala que os trabalhos ganharam uma demanda maior com ilustrações mensais para diversas revistas de circulação nacional das editoras Globo e Abril como Superinteressante, Mundo Estranho, Galileu, Época Negócios, entre outras.

Um de seus últimos trabalhos foi a charge ‘Eleições 2014 – A Saga’ publicada na Folha de São Paulo após o 2º turno das eleições presidenciais. A ilustração mostra como foi a batalha dos três principais candidatos à presidência da república, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB). O trabalho foi realizado depois do envio do texto por parte da equipe do jornal paulista e uma pré montagem de páginas com o posicionamento dos quadros seguindo o espaço disponível. Depois da aprovação de um esboço, Evandro fez uma grande pesquisa para ilustrar os candidatos, pois se tratar de pessoas públicas, era preciso ter uma boa semelhança entre o desenho e a realidade. Segundo Evandro, esse foi o primeiro trabalho realizado para a Folha de São Paulo e um dos preferidos do ilustrador e funcionário público.

Os próximos passos são seguir com as publicações mensais sobre demanda e há um novo trabalho em construção para o jornal Folha de São Paulo. Evandro Bertol possuí um acervo de seus trabalhos que pode ser conferido aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-235

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes