Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

1° Seminário de da Dança Contemporaneidade e Educação (SEDANCE)



Promovido pelo Curso de Licenciatura em Dança, Centro de Educação Física e Universidade Federal de Santa Maria.

O SEDANCE é um evento acadêmico do Curso de Licenciatura em Dança da UFSM que integra conferências, cursos, oficinas e espetáculos de dança e reunirá pesquisadores, estudantes, professores, coreógrafos e bailarinos de Santa Maria, Porto Alegre, Pelotas e dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Goiás.

 

Tendo como coordenador geral o Coreógrafo e Prof. Dr. Odailso Berté, o objetivo principal do SEDANCE é expandir a dança enquanto arte e área de conhecimento no contexto contemporâneo, refletindo sobre a atuação e a formação do artista-docente. Ou seja, sobre as especificidades que compõem a profissão de quem possui conhecimentos práticos e teóricos de dança e é habilitado para ensiná-la nas instituições de ensino formal

Programação:

O evento abre sua programação, no dia 21 de novembro, às 09h  no Salão Imembuí – Reitoria UFSM, com a conferência “Artista-docente: processos artístico-pedagógicos em dança” ministrada pela Profa. Dra. Márcia Strazzacappa da UNICAMP, Campinas/SP.

Às 13:30h, no Espaço Multiuso – UFSM, o Professor e Coreógrafo Jean Guerra de Porto Alegra ministrará o curso “Práticas artístico-pedagógicas nas danças urbanas”.

Às 16:30h, no Centro de Educação Física, haverão diferentes sessões de apresentação de pesquisas na área da dança.

Às 19h, no Teatro Caixa Preta – campus UFSM, haverá um espetáculo integrando coreografias de diferentes coreógrafos e bailarinos. A abertura será com a Coreografia CROSSOVER, de Jean Guerra – Porto Alegre. Entrada franca, classificação indicativa 14 anos.

No dia 22, a programação se desloca para o centro da Cidade de Santa Maria onde a Muovere Cia de Dança, sob direção da coreógrafa Jussara Miranda de Porto Alegre, fará, às 11h, a intervenção urbana “DESVIO SINAL” e a oficina de dança “DESVIOS DE TRÂNSITO” nos sinais de trânsito da esquina da Av. Floriano Peixoto com o Calçadão, evolvendo bailarinos e transeuntes que estiverem se deslocando nesses locais. Estas atividades, que integram o projeto “DESVIO”, ganhador do Prêmio FUNARTE Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro)/2014, culminam com o Espetáculo “DESVIO CENA” apresentado às 17h no estacionamento da Reitoria – Campus UFSM, com entrada franca e classificação livre.

 

DESVIO CENA será apresentado após a conferência e curso “O artista-docente e as práticas interdisciplinares na dança” coordenado pela Profa. Dra. Daniela Castro da Universidade Federal de Pelotas.

Ainda há vagas para ouvintes. As inscrições são gratuitas e haverá certificação acadêmica para os participantes em todo o evento.


 

 


Publicações Recentes