Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Teatro Caixa recebe Preta Máscaras Balinesas

Na próxima terça-feira, dia 28 de abril, às 18h30, acontece o Máscaras Balinesas, uma demonstração e relato de experiências que contam com a participação da bacharela e licenciada em Artes Cênicas Luana Rodrigues. O evento tem continuidade na quarta, dia 29, com a aula aberta O corpo do ator/bailarino balinês – uma preparação para o porte da máscara, que acontece das 18h30 às 21h30. Ambas as atividades ocorrem no Teatro Caixa Preta, no prédio 40 do Centro de Artes e Letras e têm entrada franca.
O evento é dedicado aos alunos do Curso de Artes Cênicas e Dança da UFSM, e o objetivo é que os futuros profissionais possam conhecer, vivenciar e se aproximar do estilo de atuação com máscaras. Essa forma de arte, apreciada por grandes mestres do teatro como Antonin Artaud, Eugênio Barba e Arianne Mnouschine, em geral é apenas vista ou estudada através dos livros, e o evento deve servir para mostrar sua a importância para o trabalho do ator ou bailarino.
Luana Rodrigues trabalha com teatro há mais de 20 anos. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria, realiza uma pesquisa continuada sobre a arte do ator/bailarino. Dentre seu caminho de aprendizado estão a Escola de Philippe Gaulier (Paris/França), o Grupo Internacional de Pesquisadores de Mímica Corporal de Thomas Leabhart (Califórnia/USA), Familie Floz (Itália), Teatro Varasanta (Colômbia), Centro de Tecnologia do Espetáculo (Madri/Espanha), e Teatro Escola Brincante de Antônio Nóbrega ( Projeto Itinerante em POA/RS). Desde de sua primeira ida à Ilha de Bali (Indonésia) em 2012, aprende o “Topeng” -Teatro de máscaras de Bali com os mestres Ida Bagus Anom e I Wayan Yuda.