Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aberta a chamada Letras em Revista da UESPI



O prazo de submissão dos originais chamada Letras em Revista – Volume 06, Nº 01, 2015 se estende até o dia 30 de junho de 2015.
Os interessados devem enviar os originais para o endereço letrasemrevistauespi@gmail.com.

Dossiê: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E OUTRAS ARTES (MÚSICA, PINTURA, DANÇA, CINEMA, TEATRO): RELAÇÕES INTERARTÍSTICAS

Organizadores:
Profa. Dra. Marly Gondim Cavalcanti Souza (UESPI)
Prof. Dr. Francisco Antonio Ferreira Tito Damazo (UNITOLEDO)
Profa. Dra. Mônica Luiza Socio Fernandes (UNESPAR)

Sinopse: Esta publicação é um espaço para a demonstração, reflexões e discussões sobre as relações que a literatura estabelece com outras artes (música, pintura, dança, cinema, teatro). Seu propósito é o de ampliar e aprofundar os estudos de literatura comparada. O estudo e análise comparativos entre artes e obras literárias, fundados na relação interartística, tem se apresentado de forma eficaz quanto à capacidade de envolver e seduzir o leitor, constituindo o ponto inter-relacional para o diálogo entre obras literárias, na perspectiva da intertextualidade, bem como entre a literatura e outros sistemas semióticos artísticos. Este dossiê se abre também para experiências de leitura literária pela ótica das artes vivenciadas no ensino da literatura, seja no âmbito da literatura oral, seja no âmbito da expressão da arte literária por meio dessas outras artes, ou nas homologias possíveis de serem estabelecidas entre elas, como, por exemplo, através da musicalização de poemas ou ainda pelas letras de canções da música popular brasileira que atingem a categoria de poesia, seja na possível visualização da obra de arte através das artes plásticas (ou com a pintura), ou mesmo através da encenação da obra literária (no teatro ou no cinema). O propósito, pois, é reunir pesquisas que propendam à investigação das mais diversas e sutis relações entre a literatura e as outras artes, tornando assim mais visíveis, ao meio da produção científica, as múltiplas possibilidades dessa instigante atividade de pesquisa.

Seção livre: funciona em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos na área dos estudos literários e culturais resultantes de pesquisa científica, originais de ensaios de caráter teórico fundamentados em revisão de literatura, e resenhas de livros.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-178

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes