Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

UFSM assume gestão da diretoria do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul

A posse da nova diretoria do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL) acontece na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, às 11 horas, no Gabinete da Direção do Centro de Artes e Letras da UFSM. O evento terá a presença da Coordenação do PPGL e do Prof. Dr. José Simão, presidente em exercício da gestão anterior.
O CELSUL é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1995 com o objetivo de congregar profissionais, estudiosos e pesquisadores em Linguística em toda a sua abrangência disciplinar, para divulgar seus estudos teóricos e aplicados na América do Sul, com ênfase na zona meridional do continente. O círculo busca reunir a produção, a circulação e a divulgação do conhecimento acadêmico-científico instados nas instâncias de ensino superior através de sua página web, de seminários regionais e de um evento científico realizado a cada dois anos, para aprimorar os profissionais e estudantes envolvidos em pesquisa e ensino.
O CELSUL é administrado por uma diretoria eleita em assembleia, que deve estar vinculada a uma universidade localizada no Mercosul. A eleição da UFSM como a diretoria conduzirá os trabalhos no biênio 2015-2016 aconteceu em 14 de novembro de 2014, na Assembleia Geral do XI Encontro do CELSUL, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Chapecó.

As metas para a próxima gestão são:
Comemorar os 20 anos da fundação do CELSUL no próximo evento;
Organizar a sua história enquanto arquivo importante para compor mais um instrumento de pesquisa para aqueles que se interessam pela história disciplinar contemporânea e mais de perto pela história da Linguística no sul;
Promover a inclusão de novos temas de pesquisa aos já colocados historicamente;
Promover, via home page do CELSUL, a divulgação e os intercâmbios de trabalhos científicos, reuniões acadêmicas, congressos e similares;
Criar um arquivo individual, sob forma de ficha, para cada associado efetivo e ou colaborador;
Promover a visibilidade de nossas revistas acadêmicas e científicas divulgando as chamadas para artigos, bem como o lançamento de novos números;
Assumir como espaço de produção acadêmica publicando, no final de cada evento, um livro com todos os textos oriundos das mesas redondas e das conferências;
Criar uma agenda de trabalho para cada grupo temático relativo às pesquisas que estão sendo desenvolvidas em nossos programas de pós-graduação;
Editar, sob forma de e-book, os anais de cada evento;
Disponibilizar, em nossa home page, um link para as páginas pessoais de nossos associados que tenham seus textos publicados sob forma digital.

Presidente: Profa. Dr. Amanda E. Scherer (DLCL – PPGL);
Vice-presidente: Profa. Dr. Eliana Sturza (DLEM – PPGL);
Secretária Geral: Profa. Dr. Verli Petri (DLV- PPGL);
Secretária Geral Suplente: Profa. Dr. Evellyne P. F. de Sousa Costa (DLCL – PPGL);
Tesoureira: Profa. Dr. Larissa Montagner Cervo (DLV – PPGL);
Tesoureira Suplente: Profa. Dr. Taís da Silva Martins (DLCL – PPGL).