Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Teatro Caixa Preta recebe o marimbista mexicano Javier Nandayapa



Marimba Nandayapa é um dos grupos de marimba mexicana mais tradicionais e conhecidos – seu pai Zeferino é uma celebridade nacional na terra da marimba. Entre 1989 e 2011 participou em todas as gravações, concertos e turnês internacionais que o grupo realizou.

Em 1995 começou sua atividade como solista, mostrando no México uma grande quantidade de obras para marimba de compositores estrangeiros e, a partir de 1998 encomendou obras para diversos compositores para a criação de um novo repertório de marimba mexicana e marimba de concerto.

Já percorreu 37 países da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e o continente americano. Como solista se apresentou em universidades, foros e festivais internacionais do Japão, Estados Unidos, Líbano, Alemanha, Dinamarca, Lituânia, Letônia, França, Quênia, Espanha, Polônia, Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Chile, Peru e Guatemala.

Faz parte dos projetos: “Javier Nandayapa Trio” (desde 2000), com marimba, piano e percussão; “Trio Zur” (desde 2003), com acordeão e percussão. Nestas formações fez diversas apresentações no México, América Central e do Norte.

Apresentou-se como solista junto a orquestras da América Central, do Sul e da Europa. Fez também parcerias com diversos músicos e grupos da Alemanha, Lituânia, Peru, Japão, Dinamarca, México, entre outros.

Lançou, entre 2002 e 2009, oito discos como solista.

Em 1999 publicou, juntamente com o percussionista Israel Moreno, o Método Didático para Marimba Mexicana, o primeiro trabalho deste tipo no México.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-159

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes