Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Grupo de Estudos Linguísticos da UFSM encerra semestre com conferência sobre questões de língua, linguagem e universalidade



Na semana passada, no dia 23 de junho, aconteceu o encerramento das atividades do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL) da UFSM neste primeiro semestre letivo de 2015. O encontro contou com conferência da Professora Dra. Amanda Scherer, coordenadora do projeto, que falou ao público presente no Laboratório Corpus sobre “Linguagem e universalidade, língua(s) e instrumentos linguísticos”. A discussão girou em torno da problemática da língua universal e também da gramática universal, tema que remonta ao século XVI, período de gramatização massiva dos vernáculos europeus. Foi enfatizada a questão da produção de instrumentos linguísticos em meio a essa problemática de (des)babelização da língua.

Em 2015, o GEL da UFSM retomou as suas atividades em março com encontros quinzenais. O projeto vincula pesquisa e extensão e teve início em 2003, constituindo-se como um espaço de reflexão e discussão de saberes sobre a língua. Seu propósito é a complementação da formação de jovens pesquisadores em Linguística.

Desde sua criação, o GEL da UFSM reúne seus membros para debater sobre textos de teóricos fundadores e conceitos-chave que constituem a história dos estudos sobre a linguagem. Além de reuniões periódicas, o grupo organiza seminários e realiza entrevistas com professores convidados.

A cada ano um novo grupo de jovens pesquisadores é envolvido havendo uma integração com aqueles que já participavam de atividades do Laboratório Corpus, proporcionando um intercâmbio entre os níveis de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

As atividades do GEL da UFSM serão retomadas no início do segundo semestre letivo de 2015. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: labcorpus1@gmail.com.


Publicações Recentes