Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrições abertas para a XXIV Semana de Letras



A Semana de Letras constitui um evento tradicional no calendário dos profissionais da área na região central do estado do Rio Grande do Sul. Nesta edição, com a proposição do tema “Letras 50 anos – Memórias e desafios”, pretende-se comemorar as cinco décadas do Curso de Letras da UFSM e discutir a importância da sua fundação para a região de abrangência de nossa Universidade. Idealizada, em 1978, pela Prof.ª Maria Luiza Remédios e organizada pelas professoras Lígia Militz da Costa e Leila Ritzel, a Semana de Letras já alcançou o reconhecimento dos profissionais da área, pela sua maturidade, como se pode constatar no sucesso das últimas edições.

Para o momento atual, apresenta-se o evento como uma reflexão sobre a trajetória do ensino de Letras no país, ao longo destes 50 anos, e sobre os desafios de enfrentar as transformações com uma disposição renovada, trazendo para o debate as relações entre os estudos linguísticos, os estudos literários e o ensino de línguas e de literaturas.

De maneira integrada à programação da Semana de Letras, ocorrerá no dia 5 de novembro a X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. Dando cumprimento à Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, que instituiu o “Dia Nacional da Língua Portuguesa”, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos criou a Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, na qual esta será estudada e divulgada em todos os aspectos em que dela se trate linguística e/ou filologicamente em suas diversas especialidades. A Jornada ocorre simultaneamente em diversas universidades brasileiras.

As inscrições para a Semana de Letras vão até o dia 1º de novembro pelo site do evento nos valores de R$30,00 (ouvinte) e R$50,00 (apresentador de trabalho).


Publicações Recentes