Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Pet Letras em atividade musical e cultural no Projeto Orchestrarium

Na manhã do dia 03 de agosto ocorreu a primeira atividade que marca o início da parceria do Grupo PET Letras da UFSM com o projeto Orchestraruim.

Trata-se de uma atividade musical e cultural que colocou em relação integrantes do Curso de Letras da UFSM, Integrante do Curso de Musicologia da Universidade de Sevilha (Espanha) e os integrantes do Projeto Orchestraruim, sediado na Ulbra-SM.

O Projeto Orchestrarium tem cunho formativo social e cultura, que prevê, de forma gratuita, aulas de música e ensaios como intuito da formação de orquestras juvenis. O projeto é composto de crianças e jovens dos 6 aos 24 anos, com a intenção de atender a crianças em situação de vulnerabilidade social. A coordenadora do projeto, Mírian de Agostini Machado, contou que as aulas acontecem em turnos opostos ao da escola. Na sede do projeto eles recebem além das aulas de música, apoio pedagógico, inclusão, integração e acesso a cultura.

A atividade contou com a participação especial de Maria José Sígler Mármol, professora de Língua e Literatura Espanhola e de Paula López Sígles, estudante de Musicologia na Universidade de Sevilha. As convidadas realizaram, com as crianças e jovens, diversas atividades, tais como: apresentação musical ao piano, ensaio de canto e de danças tipicas de Espanha. Foi um momento de aprendizado e trocas de experiências. Os alunos puderam mostrar um pouco da cultura brasileira com a dança de Ciranda.

A tutora do PET Letras Verli Petri e a petiana Thais Costam, juntamente com as convidadas, foram as organizadoras dessa atividade que uniu grupos brasileiros e instituições espanholas.

IMG 20160803 095757068 HDR1

IMG 20160803 1047077871