Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Reunião de trabalho com Vanise Medeiros (UFF) no Laboratório Corpus

Segunda-feira, dia 08 de agosto, às 14 horas a Profª. Dr. Vanise Medeiros, do Laboratório de Arquivos do Sujeito (LAS) da Universidade Federal Fluminense, em visita de estudos à Universidade Federal de Santa Maria, participou de uma reunião de trabalho no Laboratório Corpus.

O tema da reunião era a política de Fundos Documentais, a partir da doação de arquivos pessoais ao Laboratório Corpus. A implementação de uma política de Fundos Documentais tem a finalidade de fomentar essa política no interior da instituição. Ela visa às diferentes áreas de produção do conhecimento e os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores que dedicam a vida profissional em prol da universidade e têm um legado histórico que precisa ser preservado para estar disponível à consulta dos pesquisadores.

O Laboratório Corpus detém a custódia dos seguintes Fundos Documentais:

– Fundo Documental Neusa Carson (FDNC), designado pelo nome de uma importante linguista do sul do país, que viveu e trabalhou na UFSM e na PUC/RS nas décadas de 70 e 80, com pesquisas importantíssimas na descrição de línguas indígenas, mais precisamente o Macuxi, em Roraima.

– Fundo Documental Aldema Menine Mckinney (FDAMM), designado pelo nome da professora doadora do acervo, que durante mais de 25 anos trabalhou no Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, voltando-se para a questão educacional indígena, rural e de zona fronteiriça.

– Fundo Documental Maria Luiza Ritzel Remédios (FDMLRR), acervo documental e bibliográfico, recebido, a partir de um Protocolo de Intenção de Doação assinado entre João Antônio Remédios e o Laboratório Corpus. Maria Luiza foi professora de Literatura Portuguesa do DLV, CAL/UFSM, e do PPGL da PUCRS. É considerada, no meio acadêmico brasileiro e português, uma das mais importantes referências sobre Literatura Portuguesa.

A partir das discussões engendradas nesta tarde de trabalho conjunto, foram iniciadas as tratativas de realização de evento e publicação que tomem por tema as questões de arquivo, história disciplinar e memória, estreitando as relações entre a UFSM e a UFF.