Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

1ª JAI Jovem acontece na próxima semana

Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM contará com um diferencial em sua 31ª edição, que ocorrerá de segunda (17) a sexta-feira (21) da próxima semana. A partir deste ano, os estudantes do ensino médio da região também poderão participar do evento através da Jornada Acadêmica Integrada Jovem, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na última sexta-feira (7).

A JAI Jovem surgiu a partir da identificação, por parte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), do crescente número de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores da UFSM junto às escolas de ensino médio da região. Pensando nisso, e considerando que é missão da Universidade construir, produzir e promover conhecimento voltado para o desenvolvimento regional, a Coordenadoria de Iniciação Científica (CIC), que integra a PRPGP e é responsável pela realização da JAI, idealizou o novo evento.

O objetivo da JAI Jovem é criar um canal de aproximação das escolas públicas ou privadas da região, estimulando os alunos a conhecerem o método científico e a experimentação. Além disso, possibilita que professores das escolas tenham na Universidade um canal de troca de informações e de conhecimento que subsidie suas rotinas e práticas pedagógicas.

A primeira edição da JAI Jovem ocorrerá na terça-feira (18), durante a tarde. A premiação das melhores pesquisas acontece ao final das apresentações. Ao todo, 36 trabalhos de alunos de 22 escolas da região foram inscritos. Além de Santa Maria, as cidades de Formigueiro, Nova Palma, Mata, São Sepé e Júlio de Castilhos têm representantes.

Os trabalhos seguem os quatro eixos temáticos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Cada escola pôde indicar até quatro alunos, um de cada eixo.

A avaliação será feita por 72 doutorandos e pós-doutorandos da UFSM, ficando dois responsáveis por trabalho. Os autores das três melhores pesquisas de cada eixo temático, totalizando 12, receberão uma bolsa de iniciação científica para atuar em projetos de professores da UFSM, com duração de nove meses.

Segundo o titular do CIC, Arion Helder Pilla, a JAI Jovem é inspirada em um evento que ocorre nacionalmente, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nela, alunos do ensino médio apresentam trabalhos na forma de mostras. Na JAI Jovem, a exposição será através de painéis, mas o objetivo é o mesmo: “Queremos trazer as escolas para perto da Universidade e proporcionar que os alunos entrem em contato com o universo científico”, afirma Pilla.

As apresentações orais da 31ª JAI acontecerão no prédio 74 C do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e a exposição de painéis será na Biblioteca Setorial do Centro, onde também acontecerá a JAI Jovem.

Fonte: Portal UFSM