Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividade Ovos Voadores realiza sua 13ª edição



ovos2

 

ovos1      

Aconteceu na última semana, a 13ª edição da atividade Ovos Voadores. Ofertada pelo professor Mário Lúcio Bonotto Rodrigues na disciplina de primeiro semestre, Solução de Problemas, do curso de Desenho Industrial, o exercício tem como objetivo promover uma experiência coletiva, onde todos possam pensar e criar juntos maneiras de resolver a questão solicitada.

 

A atividade consiste em um trabalho conjunto. A turma é dividida em grupos e cada um deve criar um recipiente onde três ovos possam ser lançados do terceiro andar do prédio 40, sem que quebrem ao encontrar o chão. Independente da técnica usada, a intenção final é que os ovos fiquem a salvo.

 

Como uma das atividades mais antigas, a Ovos Voadores visa também promover pensamentos sustentáveis pelos acadêmicos, já num primeiro contato com o curso. Os materiais usados na produção dos recipientes devem ser em sua maioria, orgânicos e recicláveis. Tinta guache, cola natural, papéis Paraná, machê, papelão, alimentos como marshmalows e pães, foram alguns dos produtos usados para que a prática obtivesse êxito na preocupação sustentável.

 

Esse ano foi adicionado ao evento, como inovação, trilhas sonoras para o momento de lançamento de cada grupo. “Dar um upgrade, chamar a atenção para a atividade e até mesmo incitar um sentimento de expectativa pelos alunos” foram esses alguns dos motivos para a mudança, conta Maike Adriel dos Santos, acadêmico do oitavo semestre de Desenho Industrial e monitor da turma.

 

A cada ano que passa, a atividade varia de acordo com as ideias para construção do recipiente, como também na quantidade de grupos que alcançam o objetivo final – salvar os três ovos. Esse ano não poderia ser diferente.  Nas mais variadas maneiras encontradas para a produção do “porta-ovos”, apenas um grupo conseguiu construir uma embalagem eficiente. Vale lembrar que a finalidade não é incentivar a competição e sim construir um exercício onde todos tenham a oportunidade de se conhecer e aprender juntos. 

 

ovos3

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-684

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes