Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Cartucho inicia hoje sua 13ª edição

Cartuchoo001

Humor, ironia, troca de experiências e interações com o público, críticas mordazes, sátiras do comportamento humano: esse é o cartum. Além de divulgar, valorizar e popularizar essa importante forma de arte e comunicação contemporânea, o Encontro dos Cartunistas Gaúchos, o Cartucho, traz para Santa Maria sua 13ª edição e promove cada vez mais proximidade do público com essa anedota gráfica, que tem como objetivo central provocar o riso do leitor.

O evento acontece no período em que ocorre a Feira do Livro e esse ano vai marcar presença nos dias 5, 6 e 7 de maio. Nesses três dias, os participantes devem reproduzir pelo menos um trabalho, que deve partir do tema que é sorteado no  seu início. Entre desenhos, risadas, caricaturas e anedotas, surge a arte, que é normalmente destinada à publicação em jornais e revistas. Atrações tradicionais também marcam o evento, assim como o Chimarrão com Nanquim, que reúne pessoas do calçadão e dos redores da praça Saldanha Marinho para compartilharem momentos de criação e descontração com os cartunistas.

Esse ano, além das produções durante o evento, o Cartucho vai promover uma ação especial. Os cartunistas Byrata, Máucio, Elias e Jô vão confeccionar painéis para as escolas municipais de Santa Maria. A ideia é levar a arte do Cartucho para além do evento e mais cor para as escolas. As escolas envolvidas são: EMEF Pinheiro Machado, Escola Cícero Barreto, Escola Humberto de Campos e EMEF Renato Nochi Zimermann.

Iniciado em 2003, o Cartucho é um projeto de extensão coordenado pelo Professor Mauro Lúcio Rodrigues, que é cartunista e professor de design no Curso de Desenho Industrial/ CAL- UFSM e também Bacharel em Comunicação Visual/ UFSM e Mestre em Comunicação/ UFRGS, produzido pela Chili Produções Culturais e tem financiamento da Lei de Incentivo a Cultura (LIC) . Com a intenção de promover uma interação entre os cartunistas do Rio Grande do Sul em uma só local, inspirado no Festival da Barranca de São Borja, o Cartucho reúne-se anualmente em Santa Maria e traz consigo artistas de todo o estado.

Neste ano, participam do Cartucho os cartunistas: Hals (Porto Alegre), Jader (Cachoeira), Rafael Correa (Porto Alegre), Jô (Santa Maria), Alexandre Carvalho (Porto Alegre), Pomba Cláudia (Porto Alegre), Beto (Livramento), Schroeder (Porto Alegre), Greice (Cruz Alta), Mariana S (São Sepé), Douglas (Bento Gonçalves), Máucio (Santa Maria), Wagner Passos (Rio Grande), Denise Silva (Santa Maria), Elias (Santa Maria), Joel Almeida (Giruá), Gustavo Fraga (São Luiz Gonzaga), Bier (`Porto Alegre), Dóro (Porto Alegre), Byrata (Santa Maria), Quadrinhos SA (Santa Maria), Mauren Veras (Porto Alegre), Santiago (Porto Alegre), Alisson (Rio Grande) e Gabriel Brum (São Sepé).

Durante o evento, muito material é produzido. Após seu término, todos os cartunistas, dos profissionais aos mais jovens ou amadores, tem então a chance de ver seus trabalhos percorrerem por várias cidades, durante os meses seguintes. Essa oportunidade faz com o que a criação de todos tenha grande popularização e visibilidade.

Texto: Amanda Xavier

cartucho002