Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

I Mostra de Vídeo Experimental do CAL

Ministrada pelo Professor Lutiere Dalla Valle do Departamento das Artes Visuais, a I Mostra de Vídeo Experimental do CAL, aconteceu dia 20/04, no Centro de Artes e Letras.

O evento foi promovido pelo seu Grupo de Pesquisa Cinema e Educação (GECED) e Laboratório Artes Visuais e I/Mediações  (vinculado ao PPGART/CAL)  com alunos do 2° semestre do Curso de Artes Visuais na Disciplina de Criação, que ministra.

Teve como objetivo geral estimular a investigação visual no campo das artes através da linguagem audiovisual, em resposta à legislação 13.006 que prevê: “A exibição de filmes de produção nacional, constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais” que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

O tema foi “Narrativa de si” e os jovens abordaram o cotidiano como ponto de partida às suas produções. Ao todo, onze curtas foram produzidos e também projetados, no mini auditório do CAL, para um público de aproximadamente 60 pessoas.

É a primeira vez que o processo criativo é explorado a partir da experimentação audiovisual em uma disciplina vinculada ao curso. Um dos resultados esperados é a configuração do evento como parte do processo formativo dos estudantes do curso de Artes Visuais – licenciatura e bacharelado.

A pretensão do professoré dar continuidade e implementar a produção de vídeos.  “Estamos organizando via Grupo de Pesquisa projeções e debates acerca de filmes, relacionando percepções visuais das imagens em relação a questões sociais, culturais e ideológicas e como impacta na produção de imaginários coletivos” salienta Lutiere.