Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

O Centro de Artes e Letras também quer criar jogos

game001

Fios, desenhos, mouses, diversão, computadores e criação! Foi em meio a esse ambiente, num ritmo muito descontraído, que aconteceu entre os dias 21 a 23 de abril a 3ª edição do Game Jam do Desenho Industrial.

Criada para ser uma maratona de desenvolvimento de jogos, a primeira Game Jam do CAL ocorreu em outubro do ano passado. Por obter sucesso, seus organizadores Prof° Cássio Lemos e Prof° André Dalmozzo do DI e alunos Matheus Pacheco e Klaus Galme, decidiram então reproduzir o evento e trazer para dentro do Centro de Artes e Letras uma 2ª edição, em janeiro desse ano, que foi também sede na Global Game Jam – um evento anual que acontece em todo o mundo, que une em um final de semana, milhares de pessoas com o intuito de desenvolver jogos.

A Game Jam funciona como uma maratona de três dias, em que desenvolver jogos do zero é o objetivo principal. Um tema é selecionado no início do evento e os participantes divididos em equipes, devem construir seus jogos a partir dele, no tempo estabelecido para competirem entre si. Pessoas de qualquer área podem participar, mas a maratona é mais voltada para as Artes, Desenho Industrial e Computação. É uma reunião de desenvolvedores de jogos, que pode ser presencial, como no caso da Game Jam do DI, ou online.

A ideia de trazer a Game Jam para dentro do CAL, surgiu da grande presença de estudantes que se interessam pelo tema. Veteranos e calouros mostravam vontade em trabalhar com jogos, a partir disso desenvolveu-se a criação da Game Jam do Desenho Industrial. Dezessete jogos já foram criados desde sua primeira edição e cerca de 100 participantes a constituíram. A intenção a partir de agora é produzir, a cada três meses, uma nova Game Jam e assim manter os interessados em contato com o trabalho de criação de jogos.

A próxima edição está marcada para 21 a 23 de julho, pouco antes do término do semestre, e vai se realizar na sala 1135, no CAL.

Jogos desenvolvidos na primeira edição:
Jogos desenvolvidos na segunda:
Jogos desenvolvidos na terceira:

game004