Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Zero à Esquerda tem sua primeira apresentação no Theatro Treze de Maio

zero001

Criado na cadeira de Montagem do 6º e 7º semestre do curso de Teatro Licenciatura da UFSM, o espetáculo Zero à Esquerda, realizado pelo instituto Benjamenta, é uma peça teatral que recebe apoio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC) e vai fazer sua primeira apresentação no Theatro Treze de maio na próxima semana (16), às 20h.

Como é previsto na ementa da cadeira a criação de um espetáculo, as professoras orientadoras Ina Neckel e Miriam Benigna construíram a peça sobre uma adaptação livre do romance Jakob Von Gunten, do autor suíço Robert Walsen, publicado em 1909. A encenação busca fazer uma reflexão sobre a realidade institucional atual, contextualizando com o texto do livro que pode facilmente ser associado a essa realidade mesmo nos dias atuais.

No livro o protagonista matricula-se no Instituto Benjamenta, com a finalidade de aprender a servir. Ele convive com rapazes da mesma idade, todos submetidos a uma educação que reduz as aspirações de ascensão social a algo próximo à invisibilidade. A atração pelo mínimo aparece logo no início da narrativa: “Aqui se aprende muito pouco, faltam professores, e nós, rapazes do Instituto Benjamenta, vamos dar em nada, ou seja, seremos, todos, coisa muito pequena e secundária em nossa vida futura. As aulas a que assistimos visam sobretudo a inculcar-nos paciência e obediência, duas qualidades que ensejam pouco ou mesmo nenhum sucesso”. No Instituto, todos recebem uma única aula – sobre como um rapaz deve se comportar –  e leem o livro O que pretende a Escola Benjamenta para rapazes. (fonte: http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/07/25/resenha-jakob-von-gunten-de-robert-walser/)

O espetáculo foi exibido duas vezes, em novembro do ano passado, no Teatro Caixa Preta do Centro de Artes e Letras. Obteve sessão lotada em uma de suas apresentações e teve necessidade de exibir outra no mesmo dia, devido a demanda de público, o que mostra o grande prestígio e repercussão da peça.

A venda de ingressos para a próxima apresentação já está disponível. A compra antecipada pode ser feita com Fernanda (contato: 9 99081991) em Camobi, ou com Natália (contato: 9 81222990) no centro. Ingressos estão disponíveis também no Theatro Traze de Maio.

Meia entrada: R$ 10,00

Inteira: R$ 20,00