Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Projeto do Desenho Industrial estimula ludicidade no HUSM

Carta Carrinhouhu

Imagens que acompanham as cartinhas enviadas juntamente com os produtos.

Foi no Centro de Tratamento da Criança e do Adolescente com Câncer (CTCriac), Turma do Ique, coordenado pela Drª Virgínia Coser, que as estudantes Catherine Ribeiro Rosa e Ana Elise Gonçalves, do Desenho Industrial, notaram as necessidades de estabelecer uma relação saudável entre crianças e ambientes hospitalares.

Com a criação do Projeto Estimular Brincando, em 2008, mudar essa relação de algo doloroso e intimidador, para algo mais divertido, tornou-se um pouco mais fácil. O projeto, que visa o “desenvolvimento de brinquedos de baixa complexidade, a partir do reconhecimento de estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil e o brincar”, abriu portas para que os trabalhos de conclusão de curso das duas estudantes, fosse motivo de sorrisos dentro do HUSM.

Coordenado pela Profª Fabiane Vieira Roman e com a integração da Terapia Ocupacional, que se realizou em 2010, o Estimular Brincando, projeto do curso de Desenho Industrial, sediou em 2014 os dois trabalhos, que inicialmente eram de conclusão de curso e, como resultados finais, deram forma à mesa-mimo e ao carrinho circo.  Após sua criação, os produtos foram prototipados para que se pudesse ter uma resposta sobre sua usabilidade. Ela não poderia ser outra: os trabalhos foram muito bem aceitos.

O carrinho circo, criado por Ana Elise, teve como intenção trazer um momento mais divertido para ascrianças quando elas fazem a medicação, já que a quimioterapia é um tratamento longo e que uma sessão pode durar horas. Para as crianças, esse pode ser um período muito triste e cansativo, então a intenção de criar o carrinho foi fazer desse momento algo mais colorido e alegre. Elas podem passear, aflorar sua imaginação e se divertir, ao mesmo tempo em que fazem a medicação.

Na mesma linha, a mesa mimo objetivou levar às crianças um momento de lazer, ao considerar que elas ficam por longos períodos dentro do ambiente hospitalar. Criada por Catherine, ela cedeu um lugar para as crianças desenharem, pintarem, guardarem seus jogos, desenhos, bem como servir de apoio para livros, cadernos, ou até mesmo lanches. Colorida e prática, a mesinha além de promover momentos lúdicos, não interfere no espaço disponível nos leitos.

A resposta positiva trouxe à tona a questão de como levar ao hospital mais peças dos produtos. Foi a partir disso, que um edital do COMDICA, com apoio da Associação de Amigos do HUSM, angariou para o projeto uma verba, que foi usada para a fabricação de mais mesinhas e carrinhos. O que restou da captação de recursos foi usado na compra de brinquedos, que também foram doados ao HUSM. Agora a meta do Estimular Brincando é viabilizar parcerias e buscar empresas que apoiem a produção de produtos em maior escala.

Texto: Amanda Xavier