Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Evento Design+ tem sua 2ª edição na última semana

dsgn004

Aconteceu nos dias 06, 07 e 08 da semana passada a segunda edição do evento Design+ Natureza, Cultura, Sociedade. Promovido pelo departamento de Desenho Industrial em parceria com o grupo de pesquisas Design, Ciência e Tecnologia, coordenado pela Professora Débora Aita Gasparetto, o evento é organizado por ela juntamente com o grupo de pesquisas LabFront da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que é coordenado pelo Professor Pablo Gobira.

dsgn007

Com a temática natureza, cultura e sociedade, o evento desse ano trouxe para o Espaço Multiuso da UFSM mesas de discussão sobre as temáticas, bem como oficinas. Cada tema foi discutido em um dos três dias do Design+, o que possibilitou uma abordagem profunda a respeito já que eles, em seu todo, se complementam. “Se a gente pensar em natureza, a gente não vai pensar natureza barra cultura barra sociedade, tudo está muito integrado, então os debates versam sobre as relações do Desenho Industrial com áreas interdisciplinares, que complementam as discussões que a gente está tentando realizar para promover soluções para problemas cotidianos na atual conjuntura social, política, econômica e biosférica” ressalta Débora.

dsgn006

Além de problematizações da área do Desenho Industrial com a sociedade, o evento buscou também induzir uma visão autocrítica pelos estudantes. Como futuros profissionais vão influenciar em vários aspectos dentro da sociedade e natureza, assim como na criação de novos objetos, na relação das pessoas com eles, na preocupação em pensar que esses objetos um dia vão ser transformados lixo, entre outras questões. Um tema bastante abordado também foi o High-low (alto e baixo), que vai desde alta tecnologia a tendências que usem da manualidade.

dsgn009

A intenção do evento é formar e capacitar os estudantes para que eles possam solucionar problemas no seu dia a dia, no todo biosférico. Trabalhar na questão da sustentabilidade e promover trocas, oportunizar aos estudantes atuarem em outras áreas com o conhecimento que possuem em sua área. O contato com outras disciplinas pode mostrar o quanto é possível atuar de maneira conjunta na discussão dessas temáticas. Áreas da Comunicação, Engenharia, Ciências Rurais, assim como outras, se fizeram presentes e auxiliaram na construção das mesas, debates e oficinas.

dsgn010

Além do evento, nas edições sempre acontecem intervenções e exposições paralelas. Esse ano houve exposição na sala Cláudio Carriconde com concentração de projetos que envolvam tecnologia, bem como cultura maker, a baleia feita de linhas abaixo do prédio 40 do CAL , exposição próxima ao Espaço Multioso, exposição Beijo da Professora Ana Holderich e também a intervenção de Matheus Sota, orientando da Professora Rebeca Stumm das Artes Visuais.

dsgn001

dsgn002