Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Professor Anselmo Peres Alós lança seu novo livro



capalivro

 

Anselmo Peres Alós, docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, acaba de lançar seu novo livro, intitulado Leituras a contrapelo da narrativa brasileira: redes intertextuais de gênero, raça e sexualidade. 

 

O conjunto de estudos que compõe este livro foi redigido entre 2001 e 2014, e são significativos de uma trajetória peculiar traçada no campo disciplinar dos estudos literários. Aparentemente díspares, as obras literárias analisadas ao longo de cada um dos capítulos dialogam entre si em função de uma série de elementos e temáticas comuns: a subalternidade, a diferença, a raça, a etnia, o gênero e o desejo sexual, marcas de alteridade que – ao longo dos processos históricos que se desenrolaram no continente latino-americano – relegaram largas parcelas das populações desses Estados Nacionais ao status de cidadãos de segunda categoria.

 

O livro caracteriza-se como uma “narrativa a contrapelo” característica da revisão dos mitos nacionais e das concepções beletristas que pautaram por muito tempo estudos de Literatura Brasileira, e que começaram a ser desmantelados ao longo dos últimos anos do século XX e das primeiras décadas do século XXI nas universidades brasileiras. Tristemente irônico é o fato de que esse livro vem a público poucas semanas após o escandaloso advento de censura à exposição de Artes Visuais Queermuseu, sediada no espaço Santander Cultural, em Porto Alegre.   

 

Esse episódio torna visível e ululante a necessidade de se discutir e de se problematizar a alteridade, a subalternidade e a diferença em todos os campos do conhecimento. Essa necessidade é particularmente urgente em campos como a Linguística e as Letras, não apenas pelo diálogo que tais campos possuem com as Artes e a Educação (afinal, a imensa maioria dos egressos dos cursos de Graduação e de Pós-graduação em Letras no país atua ou atuará no Ensino Básico, seja na rede pública, seja na rede privada de ensino), mas porque a literatura vem se revelando um potente repositório de imagens e ideias que retroalimentam os discursos hegemônicos das elites econômicas e culturais brasileiras.

 

O livro, em formato eletrônico, pode ser baixado gratuitamente no link abaixo:

 

http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/livros_eletronicos/05092017-0647390

 

Anselmo Peres Alós é também organizador do livro Poéticas da masculinidade em ruínas: o amor em tempos de AIDS (que pode ser baixado gratuitamente em http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/livros_eletronicos/29032017-0303150), e um dos organizadores do livro Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade (que pode ser baixado gratuitamente no link http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/livros_eletronicos/29032017-0314140).

 

 

 


Publicações Recentes