Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sessão de autógrafos – Márcia Barbosa



A Direção do Centro de Artes e Letras e a coordenação do Programa de Pós Graduação em Letras convidam para a Sessçãode Autografos do livro de poesias Duas Fomes, de Márcia Barbosa, que ocorrerá na proxima quinta-feira, dia 14 de dezembro às 18h, na Sala 3220-A do Prédio 16 da UFSM.

 

0014

Livro de poesias Duas Fomes, de Márcia Barbosa

 

********************************* 

A professora Márcia Barbosa faz parte do corpo docente da UPF desde 2001. Além de ministrar aulas de Literatura no Curso de Letras (Graduação e Mestrado), é crítica literária com diversos ensaios publicados.  Agora, lança pela Gradiva Editorial (Rio de Janeiro), “Duas fomes”, seu primeiro livro de poesia, com 55 poemas e texto de apresentação de Maria Lúcia Dal Farra, poetisa (vencedora do Prêmio Jabuti de Poesia em 2012) e crítica literária reconhecida no Brasil e no exterior.

 

O contato da autora com a poesia vem desde muito cedo. Seu pai gostava de dizer poemas e lia para ela voz alta, antes mesmo de ser alfabetizada. E a pesquisa sobre poesia tem sido uma constante em sua vida acadêmica; todos os seus trabalhos de conclusão, da graduação ao pós-doutorado, foram análises de obras de poetas brasileiros ou portugueses. Além disso, desde que se tornou professora, há mais de 20 anos, aborda a poesia em sala de aula. Entre seus poetas preferidos estão Drummond, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Adélia Prado, Sophia de Mello B. Andresen, Fernando Pessoa, Camões, Jorge de Senna…

 

Os poemas presentes em “Duas fomes” abordam assuntos variados: memória e identidade; infância; envelhecimento; morte; amor; o fazer poético; a diversidade linguística e cultural, além de temáticas sociais, tais como as desigualdades, a situação dos refugiados, a discriminação étnico-racial e de gênero, o abuso sexual de crianças, o narcisismo… Alguns dos poemas homenageiam pessoas que, direta ou indiretamente, inspiraram a autora. Entre elas estão Elza Soares, Arthur Bispo do Rosário e as passo-fundenses Maria Lucina Busato Bueno (artista plástica) e Heloísa Goelzer de Almeida (Comitê da Cidadania contra a Fome e a Miséria). 

 

IMAGENS E TEXTO: Divulgação

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-912

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes