Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

DLEM realiza atividades alusivas ao mês da francofonia

IMG 2375

O setor de francês do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) realiza nessa semana atividades alusivas ao Mês da Francofonia. No mundo inteiro atividades culturais são realizadas, principalmente em países francófonos. A intenção é celebrar a língua francesa em sua diversidade cultural, já que atualmente o francês é utilizado como língua oficial em 57 países, espalhados pelos cinco continentes. A língua é falada por mais de 200 milhões de pessoas no mundo e a francofonia é o que reúne todos esses países e comunidades.

Nunca realizado antes, o mês da francofonia na UFSM, tem como objetivo trazer para a Universidade o debate sobre o tema, que abrange não somente a língua, mas também questões culturais relacionadas aos lugares em que o francês é tido como língua oficial ou materna. Na Universidade o francês tem bastante procura e o evento também objetiva divulgar a língua para a comunidade acadêmica. Outro fator relevante para a realização é a grande quantidade de estudantes estrangeiros oriundos de países de língua francesa (Haiti, Congo, Senegal etc), que terão espaço para trocarem impressões sobre a cultura francófona.

As atividades previstas iniciaram ontem (26) e se estendem até dia 2 de abril. Confira a programação completa:

Mesa redonda com estudantes francófonos
O evento tem por objetivo discutir aspectos culturais sobre os países de origem* dos estudantes francófonos que estudam atualmente na UFSM e relato de experiência da leitora francesa, Flora Dumont-Schiex, que ministra cursos de extensão em língua francesa na UFSM, .
* Haiti, Congo, Guiné-Bissau e França.
Data: 26/03/2018
Local: Sala 3310, prédio 16.

Cineclube de filmes francófonos
No dia 27/03 haverá a exibição do filme Aya de Yopougon. A sessão começa às 17h, na sala 3310 do Centro de Educação (CE) – prédio 16 do campus sede.
Aya de Yopougon
Costa do Marfim/França, 2013, 84 minutos
Direção: Marguerite Abouet e Clément Oubrerie
Sinopse – Nesta animação, Aya e suas duas amigas, Adjoua e Bintou, todas com 19 anos de idade, vivem no bairro popular de Yopougon, em Abidjan, na Costa do Marfim. Enquanto Adjoua e Bintou preferem sair à noite e procurar um marido, Aya tem outra ambição: ser médica.

Outras sessões de cinema francófono serão em breve divulgadas.

Conferência Intercâmbio na França:
Com o Assessor de Assuntos Internacionais UFSM Prof. César Finger e videoconferência com a Campus France ( Agência oficial do ensino superior francês)
Data: 02 de abril de 2018
Local: Auditório Multiweb, prédio 67.

Estes eventos são gratuitos e voltados a toda a comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia.

(fonte: Notícias UFSM)

Para mais informações cursosfrancesufsm@gmail.com