Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Orquestra Sinfônica de Santa Maria realiza dois concertos para abertura de temporada

oorquestra

Para abrir a temporada de 2018, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria vai realizar na próxima quarta-feira (25) dois concertos. As apresentações vão acontecer no Theatro Caixa Preta, às 12h30 e às 20h no Teatro Treze de Maio.

O convidado solista para as duas apresentações vai ser o pianista Tauir Fontana. Ele iniciou seus estudos de piano aos cinco anos e ingressou no curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2005. Após a finalização da graduação iniciou o mestrado em práticas interpretativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também se aperfeiçoou com consagrados pianistas nacionais e internacionais. Em 2013 foi premiado em competição internacional de piano (Musicarte XXI – Buenos Aires, Argentina). Atualmente atua como solista camerista e professor de piano na UFSM.

O solista juntamente com a Sinfônica e sob abatuta do Prof. Alexandre Eisenberg, apresenta o Concerto n° 3 para piano e orquestra de Beethoven. A obra é considerada o primeiro concerto para piano de Beethoven a possuir características sinfônicas e foi dedicada ao príncipe Luís Fernando da Prússia. O início dos concertos acontece com a obra Abertura Sinfônica Brasília de Mário Ferraro. Márcio é um compositor brasileiro e esta obra venceu um importante concurso nacional de composição e foi editorada pela Academia Brasileira de Música.

ALEXANDRE

Alexandre é regente da Orquestra desde 2014 e atuou frente à Orquestra Jovem de Akko, em Israel. Como instrumentista, vem atuando como flautista solista, camerista e sinfônico nas salas de concerto do país desde 1985, e nos EUA desde 2002. É graduado em flauta transversal pela UFRJ e Doutor em composição com especialização em flauta pela Universidade de Indiana (EUA). Obteve prêmios internacionais de composição e suas obras vêm sendo executadas em diversos países. Desde 2006 é professor no Departamento de Música da UFSM, onde leciona prática de orquestra e composição musical.

A temporada do ano de 2018 comemora também os 30 anos da sua Associação Cultural da Orquestra. A Associação trabalha em prol do desenvolvimento cultural, da difusão da música clássica e formação de músicos graças a sua diretoria e sócios contribuintes.

Quando? 25 de abril – quarta – feira.

Onde? Sessões:

12h30 – Teatro Caixa Preta, Prédio 40 (CAL /UFSM) com Entrada Franca.

20h – Theatro Treze de Maio.

Os ingressos custam R$30,00 na hora, R$ 25,00 antecipadamente, R$20,00 para sócios do Theatro e sócios do Clube do Assinante do Diário de Santa Maria, R$15,00 para Estudantes e Idosos e Entrada Franca, com retirada de ingressos, para sócios da Orquestra.