Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fórum de Arte, Cinema e Audiovisual



004

 

Pensar o curso de Cinema na UFSM a partir do CAL. Foi com base nisso que o Fórum de Arte, Cinema e Audiovisual surgiu, coordenado pela professora Nara Cristina Santos, do departamento de Artes Visuais. Como estratégia de estabelecer uma discussão sobre o assunto, o Fórum iniciou-se em 2015 e a partir da próxima segunda-feira realiza sua sexta edição.

 

Até sua terceira edição, o Fórum se resumiu em reunir conferencistas internacionais, professores universitários e estudantes interessados, em torno de fomentar uma reflexão sobre a criação do curso de Cinema na universidade. A ideia era consolidar pensamentos e objetivos, em comunicação com profissionais de outras cidades que poderiam contribuir com o debate sobre cinema e audiovisual.

 

A partir do quarto Fórum, que se realizou no primeiro semestre do ano passado, a discussão começava a tomar outras dimensões e espaços para diálogo sobre a sétima arte começaram a ser pensados. Foi então que na quinta edição do evento, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, começava-se a discutir a realização do 1º Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, o Assimetria.

 

Nessa sexta edição, que se inicia na próxima segunda-feira (14) e vai até quarta-feira (16), além do Festival Assimetria, outras duas atividades integradas ao evento estão previstas. Uma é a Mostra Arte, Cinema e Audiovisual, que vai se realizar durante os dias do evento, na sala Cláudio Carriconde. E a outra é a exposição Arte/Cinema: tensão e silêncio, que vai acontecer no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) dia 12 de maio, das 14 às 16h. De acordo com Nara, a coordenadora do projeto, essa sexta edição do Fórum se apresenta com mais maturidade que as anteriores. “Os eventos integrados e o Festival Universitário de Cinema e Audiovisual Assimetria, em particular, já se mostram nessa primeira edição um sucesso” ressalta.

 

A intenção de realizar o fórum em conjunto com as demais atividades, além de reforçar o potencial que a Universidade tem em receber um curso de Cinema, visa também suprir a demanda que a cidade possui em produção em audiovisual. De acordo Nara, existem na cidade pessoas interessadas no tipo de produção e a Universidade pública está aí para investir efetivamente nisso.

 

image 6483441

 

Festival Universitário de Cinema e Audiovisual Assimetria

Esse ano o Fórum de Artes, Cinema e Audiovisual trouxe como novidade o Festival Assimetria, que é uma realização em conjunto com a UFSC. O festival, ainda em sua primeira edição, contou com inúmeras inscrições, que foram abertas para os três estados da região sul do país. Após o processo seletivo, 32 produções foram escolhidas, respondendo ao quesito de terem até 25 minutos. As exibições serão realizadas nas tardes do dia 15 e 16 de maio, conforme a programação disponível.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/408602752934037/?active_tab=about

Exposição MASM: https://www.facebook.com/events/995057633993584/

 

32349299 1715694621845961 7822266671682289664 n

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-1065

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes