Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Chamada para Número I de 2018 – REVISTA EXPRESSÃO

expressao

A REVISTA EXPRESSÃO é uma publicação do Centro de Artes e Letras da UFSM que reúne textos teóricos e críticos, reflexões a partir da prática do ensino e da criação, resenhas de livros, obras e espetáculos, além de apresentar produção artística inédita de autoria de professores, alunos, egressos e convidados. O objetivo deste novo formato é o de documentar não apenas a produção acadêmica atual de nossos pesquisadores como também as vivências e os debates de docentes e discentes em torno das áreas de Teatro, Dança, Letras, Música, Desenho Industrial e Artes Visuais, compreendendo assim um caleidoscópio crítico, cultural e artístico do realizado na UFSM atualmente. A partir deste número, sua publicação será impressa e digital, tendo atualmente Qualis B4.

Chamada para Número I de 2018

Submissões: de 4 de junho até 4 de agosto.

Previsão de Publicação: Setembro de 2018

SEÇÕES QUE COMPÕEM A REVISTA EXPRESSÃO

I – Reflexão & Crítica

– Artigos Acadêmicos Inéditos;

– Artigos resultantes de pesquisas qualificadas (TCC, monografias e projetos);

– Artigos projetuais que envolvam os projetos e as áreas de atuação do CAL;

– Textos Livres sobre processo criativo, experiência de trabalho ou projeto coletivo.

II – Resenhas

– Textos críticos no formato resenha sobre livros, espetáculos, filmes discos, exposições e mostras, preferencialmente locais.

III – Criação

– Poemas, Contos e Traduções;

– Ensaio Visual Individual ou Coletivo de Produção Artística Recente;

– Textos Dramatúrgicos;

– Partituras Musicais;

– História em Quadrinhos, Charges e Cartoons;

– Outras produções visuais.

IV – CAL Ontem e Hoje

– Calendário;

– Entrevistas;

– Depoimentos.

NORMAS PARA O RECEBIMENTO DE SUBMISSÕES

I – Reflexão & Crítica

– Textos de até 20 páginas, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA TEXTOS (ver abaixo).

II – Resenhas

– Textos de até 6 páginas , conforme NORMAS TÉCNICAS PARA TEXTOS (ver abaixo).

III – Criação

Poemas: Produções poéticas de até 2 páginas, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA TEXTOS (ver abaixo);

Contos: Produções ficcionais de até 4 páginas, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA TEXTOS (ver abaixo);

Traduções: Traduções de Poemas, Contos ou Ensaios, desde que os textos estejam em domínio público ou houver autorização do autor;

Ensaio Visual Individual ou Coletivo que envolva Pintura, Ilustração, Fotografia, Design de Superfície ou outra proposta: Conjunto com, no mínimo, 10 imagens, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA IMAGENS (ver abaixo);

Capa: Produção Artística Recente em formato paisagem para a capa do número, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA IMAGENS (ver abaixo);

Dramaturgia Completa ou Parcial: Produções de até 16 páginas, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA TEXTOS (ver abaixo);

Partituras: Produções de até 4 páginas;

História em Quadrinhos, Charges, Cartoons e Outras Produções Visuais: Sem especificação de limite, ficando ao critério da comissão editorial a avaliação, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA IMAGENS (ver abaixo).

IV – CAL Ontem e Hoje

Calendário: Envie Título, Data e Resumo de até quatro linhas sobre seu evento, congresso, seminário, colóquio, apresentação, exposição ou mostra;

Entrevista: Produções até 8 páginas, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA TEXTOS (ver abaixo), contendo parágrafo sobre entrevistado;

Depoimento: Produções de até 4 páginas, conforme NORMAS TÉCNICAS PARA TEXTOS (ver abaixo), sobre algum aspecto do CAL.

AUTORIA

Serão aceitas submissões de Professores, Profissionais e Egressos. Também serão aceitas submissões de Alunos, desde que assinadas em Coautoria com Professor ou Orientador.

NORMAS TÉCNICAS PARA TEXTOS

Os textos devem ser formatados em Folha Tamanho A4, Margens 2,5, Fonte em Times New Roman, Tamanho 12 para Texto Principal e Tamanho 10 para Citações e Notas de Rodapé, Espaçamento 1,5.

NORMAS TÉCNICAS PARA IMAGENS

Imagens para artigos e submissões refentes a ensaios visuais ou qualquer material gráfico interno da revista tem ter: Resolução da imagem: 300 DPI; Apenas preto e branco; com tamanho mínimo e 13 cm de largura (1500 pixels em 300 dpi).

Imagens para a capa da revista: Resolução da imagem: 300 DPI; Colorida (RGB ou preferencialmente CMYK); com tamanho mínimo: paisagem 31 cm x 22 cm (3600 pixels X 2600 pixels em 300 dpi).

– Qualquer especificação que exceda as definições acima, referentes a tamanho e resolução, não configuram nenhum problema, porém o que estiver abaixo das especificações nesses requisitos (tamanho e resolução) podem comprometer a qualidade de impressão das imagens e serão parâmetros de seleção dos materiais submetidos. Importante ressalvar que no caso de mesmo assim serem selecionados materiais contendo imagens com qualidade irregular, a revista se isenta no que se refere ao resultado final das mesmas no material impresso.

ENVIO DE SUBMISSÕES

As Propostas devem ser enviadas ao e-mail: revistaexpressaocal@gmail.com. No caso de conteúdo visual, as submissões também serão aceitas através de CD/DVD entregue na Direção do CAL em envelope endereçado ao Comitê Editorial de Expressão.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Entrar em contato pelo e-mail: revistaexpressaocal@gmail.com