Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Laboratório de Língua Portuguesa da UFSM promoveu webinários com palestrantes estrangeiros

Durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2020, o Laboratório de Língua Portuguesa (LabPort) da UFSM organizou o I Ciclo Internacional de Webinários em Linguística Sistêmico-Funcional, uma série de três palestras com a participação de linguistas estrangeiros. O evento, de caráter interinstitucional, foi promovido pela UFSM em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Franciscana (UFN) e constitui uma iniciativa do Grupo CNPq Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL) e do GT da ANPOLL em Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). Os objetivos consistiram em divulgar pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional, abordagem que vem adquirido cada vez mais relevância no contexto brasileiro em termos de estudos da linguagem, e promover debates a respeito de diversos temas relacionados à área.

Ao todo, o evento contou com 234 ouvintes, que receberam certificado de participação a cada palestra. Estiveram presentes discentes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, membros de grupos de pesquisa e docentes, tanto de Ensino Superior quanto da Educação Básica, vinculados a 69 instituições distintas. O evento obteve ampla abrangência nacional, abarcando instituições distribuídas em todas as regiões do país, além da adesão de participantes do exterior, vinculados a universidades da Argentina, do México, da Itália e da Indonésia.

A palestra inaugural ocorreu dia 20 de agosto, com transmissão ao vivo no canal do Grupo SAL, no YouTube. No evento, o professor doutor Andrés Ramírez, vinculado à Florida Atlantic University, abordou os temas da educação e da leitura com o trabalho Que es Leer para Aprender y su aplicación en aula. A palestra foi mediada pela doutora Karen Santorum (UFSM).

Na segunda palestra, exibida no dia 17 de setembro, o professor doutor Carlos Gouveia, da Universidade de Lisboa, pôs em discussão a tradução para o português de termos-chave da teoria sistêmico-funcional. A palestra, intitulada Universais e particulares culturais: reflexões sobre LSF em português, teve mediação da doutora Adriana Nóbrega (PUC-Rio).

No dia 22 de outubro, aconteceu a terceira e última palestra do evento, com a professora doutora Margarita Lizama (PUC-Chile/University of Sydney-Austrália). A transmissão teve como título Cómo se crea un experto: explorando una metodología interdisciplinar para el estudio del conocimiento desde la Lingüística Sistémico Funcional y la Teoría de Códigos de Legitimación. A mediação ficou a cargo da doutora Tânea Maria Nonemacher (IFFar).

As transmissões ficaram registradas no canal do Grupo Sal, no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCLfXUSBHddU1Gg2KEyhmprg). Para ser avisado sobre próximos eventos, você pode se inscrever no canal e ativar o sininho para receber as notificações de palestras e vídeos que forem publicados pelo grupo.

Para mais informações sobre os eventos organizados pela equipe LabPort, acompanhe as redes sociais do grupo (InstagramFacebook e Twitter) ou mande mensagem para o e-mail ufsm.labport@gmail.com