Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Ação de Extensão Encruzilhada de Saberes e Fazeres 2021

Encruzilhada de Saberes e Fazeres: Corpo, Resistência, Ancestralidade e Regeneração – é fruto de um projeto de extensão do ‘Laboratório BPI’ e do Grupo de Pesquisa (CNPq) ‘Processo BPI: formação e criação em Dança do Brasil’.  É um dos projetos abraçados pelo curso de Dança Bacharelado e está sediado no Centro de Artes e Letras da UFSM.

O projeto tem como objetivo convidar artistas, pesquisadores e lideranças de grupos, etnias, comunidades e segmentos socioculturais para virem compartilhar e contar sobre suas perspectivas, saberes e fazeres. A ideia é juntar pessoas que queiram fazer trocas e tecer relações sinceras e potentes no âmbito da manutenção da alteridade numa via contra colonial e de ruptura com uma noção de universidade longe do povo. Nosso desejo é, cada vez mais, fazer com que a universidade reconheça os mais diversos saberes orgânicos e ancestrais que constituem e embasam as nossas culturas e os povos brasileiros.

A edição de 2021 teve início no mes de agosto e segue com encontros mensais até janeiro de 2022. Dada toda a situação causada pela pandemia, será realizada de modo virtual com transmissão ao vivo pela página do Facebook @Dança Bacharelado UFSM. A edição  possui financiamento FIEX 2021. Coordenação: Prof. Flávio Campos. Bolsistas: Jean Marcelo Lopes e Jéssica da Silva. Recursos Audiovisuais: Agba Audiovisual Preto (Bruno Lima e Micaela Fonseca).

No mes de setembro, na Edição 2021 do Encruzilhada de Saberes e Fazeres, teremos nosso segundo encontro e receberemos para um “dedinho de prosa” três pessoas vinculadas de corpo e alma com a difusão, a manutenção e a atualização da cultura brasileira em sua grande diversidade numa troca entre Sul e Sudeste.

O encontro foi carinhosamente intitulado “Trajetórias e Andanças: Corpo, Resistência, Ancestralidade e Regeneração” e será realizado no dia 29 de setembro às 18h. com transmissão ao vivo na página do Facebook @Dança Bacharelado UFSM e contará com a participação de:

– Kátya Teixeira (@katyateixeira.br) é cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira e que traz em seu trabalho musical o resultado de suas andanças pelo Brasil. Garimpando saberes e sonoridades que incorpora a sua musicalidade, fazendo reverência aos mestres populares e as manifestações culturais autênticas do nosso país. Além de ter gravado diversos CDs e Singles, recebeu vários prêmios e indicações (Prêmio Profissionais da Música e Troféu Catavento de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP). Atualmente, assina o premiado projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques que cria um intercâmbio e circulação de música popular em várias cidades brasileiras, da América Latina e Europa.  https://linktr.ee/katyateixeira

– Rozan (@rozan_mesmo) é Graduado em Artes Cênicas pela UFSM. Ator, músico e sapateador. Atualmente reside no Rio de Janeiro e é professor de sapateado no projeto autoral “Malandriado”; ator na peça “Solano, Vento Forte Africano” e do “Grupo Tá Na Rua”.

– Tainá Valenzuela (@tainavalenzuela) é historiadora, professora, publicitária e Mestra em Patrimônio Cultural. Atua no corpo docente do Estado do Rio Grande do Sul na Escola Humberto de Campos, que fica junto ao CASE Regional de Santa Maria. Tem produção acadêmica, que se estende aos ambientes das mídias digitais, voltadas à pesquisa da história e cultura do RS, assim como das minorias no contexto da formação da identidade riograndense. É integrante do DTG Noel Guarany, programa de extensão da UFSM.

A nossa ideia é deixar que as histórias de cada uma/um possam ir se entremeando numa Encruzilhada de compartilhamentos vivos.

Venha ter um dedinho de prosa com a gente!!!