Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Encruzilhada de Saberes e Fazeres

O que a Universidade deve e pode aprender com os povos de terreiro? Este é o tema da quarta roda de conversa da edição 2021 da ação de extensão Encruzilhada de Saberes e Fazeres: Corpo, Resistência, Ancestralidade e Regeneração. Nesse encontro, que será realizado no dia 27 de outubro às 19h, iremos concretizar o encontro entre os saberes das tradições populares e a universidade, numa trama de encantamentos e de descarregos que pretende ser repleta de propostas e provocações para nossas atuações no ensino, na pesquisa, na extensão e nas relações de afeto que sustentam nossas existências.
O tema escolhido para a mesa surge como uma mola propulsora para reformarmos os valores supostamente hegemônicos e pensarmos sobre reparação histórica, sobre a desvalorização dos saberes ancestrais, sobre a hegemonia de epistemes euro-estadunidenses e epistemicídios e outras tantas possibilidades de diálogos que, esperamos, possam seguir reverberando em nossos fazeres e saberes.
Nesta quarta rodada contaremos com a participação de quatro parceiras/os e amigas/os que muito contribuíram e seguem contribuindo para nossas reflexões:

Iyalorisá Silvia de Osun –  Natural  de São Paulo, liderança religiosa do Ilé Àṣẹ Ìyá Omin Orun – Casa de Osun, primeira Casa de Candomblé Ketu da cidade de Santa Maria/RS, Vice-presidente da Escola de Samba Mocidade Independente das Dores, também é membro ativo do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Katya Gualter – Artista docente e pesquisadora da dança. Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP. Mestre em Tecnologia Educacional pela UFRJ. Diretora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Coordenadora do Laboratório PECDAN (Pesquisa em Cinema e DANça)/UFRJ – Projeto Poéticas no cotidiano sob olhares de Exu e Pombagira. Interagente GrupAR/Grupo de Pesquisa Ancestralidades em Rede. Integra a equipe responsável pela adesão da UFRJ ao Programa Nacional Encontro de Saberes que busca equiparar as relações entre mestres/mestras das culturas tradicionais e docentes das universidades.

Xandy Carvalho – Professor de Folclore Brasileiro do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ; Mestrando do Programa de Pós-graduação em Dança – UFRJ. É Artista, Babalorixá, Bailarino, Cantor, Percussionista, membro da Companhia Folclórica do Rio- UFRJ; Idealizador e Coordenador do Projeto em Africanidade na Dança Educação – PADE/UFRJ.

Mica Kamau – Integrante da Casa de Osun, casa de Candomble Ketu na cidade de Santa Maria/RS. Estudante do curso de Ciências Sociais – UFSM e também membro da Agba Áudio Visual Negro. Pesquisa Epistemologia de Terreiro, o Candomble no Rio Grande do Sul e, dentro disso, as intersecções de gênero, raça e classe. Também faz parte da Diretoria da Escola de Samba Mocidade Independente das Dores.

O evento Encruzilhada de Saberes e Fazeres: Corpo, Resistência, Ancestralidade e Regeneração – é fruto de um projeto de extensão que tem como objetivo convidar artistas, pesquisadores e lideranças de grupos, etnias, comunidades e segmentos socioculturais para compartilharem e nos contarem sobre suas perspectivas, saberes e fazeres.

A Transmissão é ao vivo pela página do Facebook @Dança Bacharelado UFSM.
A edição  2021 possui financiamento FIEX 2021 e é sediada no Curso de Dança Bacharelado do CAL na UFSM.
Coordenação e mediação é feita pelo Prof. Flávio Campos.
E a organização geral fica a cargos d@s Bolsist@s: Jean Marcelo Lopes e Jéssica da Silva
Nos Recursos audiovisuais para a transmissão contamos com o trabalho e colaboração da  Agba Audiovisual Preto através do Bruno Lima e da Micaela Fonseca.
Maiores informações podem ser solicitadas pelos e-mails: flavio.campos-braga@ufsm.br e jean.lopes@acad.ufsm.br
Para a emissão de certificados é preciso preencher o formulários que estará disponível no chat da transmissão.

Aguardamos vocês!