Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encruzilhada de Saberes e Fazeres



Chegamos ao nosso sexto encontro da Edição 2021 do projeto Encruzilhada de Saberes e Fazeres. Agora, voltamos nossa atenção para os povos originários e que resistem desde sempre em terras de Pindorama. E esse encontro já tem dia e hora marcada. Será nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, às 19h com transmissão ao vivo pela nossa página do Facebook @Dança Bacharelado UFSM.
 
Esse encontro foi intitulado “Artivismo, direito e arte:  saberes e fazeres dos povos indígenas hoje e sempre”. E para iluminar e compartilhar sobre seus modos de resistir e existir, contaremos com as presenças das artistas e representantes dos povos Guarani e Kubeo-TuKano,  respectivamente Miguela Moura e Raquel Kubeo. E junto delas a mineira pesquisadora, artista e curiosa das interrelações do Direito com as Artes, Eliene Rodrigues de Oliveira.
 
O artivismo aqui indicado, não pode deixar de considerar e reconhecer o papel do grande e eterno Jaider Esbell – agora ancestral – que junto de muitas obras e falas, nos faz refletir sobre a urgência de descolonizar nossa imaginação e nossos modos de sonhar. Esse encontro também é uma homenagem a ele! E não só, mas busca versar sobre a urgência de reconhecermos, estudarmos e sabermos mais e mais sobre esse movimento que existe desde muito antes dessa invasão, travestida como descoberta, que não se rende e que luta com todas as suas forças para que o céu não caia em nossas cabeças.
 
Esperamos vocês nesse encontro para seguirmos tecendo nossas redes, escutando, compartilhando e reconhecendo esses saberes ancestrais vivos e pulsantes.
Para que o voo seja leve e duradouro é preciso não desistir daquilo que nos impulsiona, que nos faz sonhar! Todavia, a ameaça é constante e desmonte em prol daquilo que nunca se sustentou sem dor e sangue insiste como a única forma. Que a nossa arte seja propulsora de possibilidade de vida e de sonho! 
Venha ouvir e dançar com as histórias dessas mulheres e de suas poéticas sensíveis e transformadoras!!
 
O projeto possui financiamento FIEX 2021 e é sediado no Curso de Dança Bacharelado do CAL na UFSM.
Coordenação e mediação é feita pelo Prof. Flávio Campos. 
E a organização geral fica a cargos d@s Bolsist@s: Jean Marcelo Lopes e Jéssica da Silva 
Maiores informações podem ser solicitadas pelos e-mails: flavio.campos-braga@ufsm.br e jean.lopes@acad.ufsm.br 
Para a emissão de certificados é preciso preencher o formulário que estará disponível no chat da transmissão.
 
Aguardamos vocês!
 
 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-2815

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes