Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

AULA INAUGURAL: LINGUAGEM E INTERNET – Ministrada pelo Prof. Dr. Dalby Dienstbach Hubert

A coordenação do Curso de Bacharelado em Letras da Universidade Federal de Santa Maria convida a comunidade acadêmica a participar da sua aula inaugural de 2022.

O evento será realizado no dia 24 de maio (terça-feira), às 18h30min, de modo on-line, aberto ao público e com transmissão pela plataforma YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZbX2YYUcvB0

Dalby Dienstbach Hubert é pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (RJ), onde atua no desenvolvimento e na aplicação de metodologias linguísticas para análises de redes sociais on-line; e é professor do MBA em Estratégias de Comunicação Digital na mesma instituição. É membro do Grupo de Estudos da Metáfora da Universidade Federal Fluminense (RJ), em que desenvolve pesquisa sobre competência metafórica e metáfora no discurso; e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Sociedade e Mídia Digital, em que desenvolve pesquisa sobre política, discurso e desinformação em plataformas de redes sociais e sobre metodologias linguísticas aplicadas a análises sociométricas em ambientes digitais. Atua acadêmica e profissionalmente nas áreas de linguística cognitiva, análise de discurso, linguística de corpus, linguística computacional e análise de redes sociais.

Sobre a aula inaugural:

A emergência e, sobretudo, a disseminação da internet, ao longo das décadas de 1980 e 1990, alteraram profundamente o rumo dos estudos da linguagem, ao ponto de David Crystal sugerir, em 2011, a criação de uma “linguística da internet”. Temas que se encontravam já acomodados em um terreno relativamente estável, como a distinção entre língua falada e língua escrita, passaram a exigir novos olhares e novas considerações. E postulados que pareciam estar mais ou menos consolidados precisaram ser revisitados e, até mesmo, reformulados; esse foi o caso dos gêneros textuais. Atualmente, com o advento e a popularização das plataformas de redes sociais, a partir dos anos 2000, a linguística (da internet) se viu, mais uma vez, diante de desafios que jamais poderia imaginar. Compreender como os discursos se constroem, se cristalizam e circulam nos diversos ambientes digitais ‒ quer seja para o bem ou para o mal ‒ parece constituir uma problemática imperativa para aqueles que transitam pelo território dos estudos da linguagem neste século XXI.

Certificado:

A emissão de certificados ocorrerá mediante confirmação da presença através do preenchimento da lista de presença, no dia do evento.

Quaisquer dúvidas, entre em contato pelo e-mail: pet.letras@ufsm.br

Texto: curso de Letras