Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição “A Natureza Que Nos Protege”, da prof.ª Helga Corrêa, no MASM



Uma parte da trajetória da artista visual Helga Corrêa será compartilhada com o público a partir desta semana em Santa Maria (RS). Sua exposição “A Natureza Que Nos Protege” pode ser vista no Museu de Arte de Santa Maria (Av. Presidente Vargas, 1400) e reúne obras produzidas nos últimos dois anos. A curadoria da exposição é assinada por Débora Aita Gasparetto e Aracy Colvero.

A artista receberá o público na abertura oficial, na Sala Janine Vieiro do MASM, na sexta-feira, 08 de julho, a partir das 18h. A exposição “A Natureza Que Nos Protege” é formada por trabalhos das séries “Resistência Passiva”, ” Estípulas de Madrepérola”, “Gramíneas da Serra” e pode ser visitada de 4 a 27 de julho; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h30. A entrada é gratuita.

Nas palavras de Débora Gasparetto: “Nessa exposição, a artista não apenas apreende e explora a natureza, mas, cuidadosamente, coleta e interpreta a natureza morta e sua vida, os momentos de passagem e as marcas do tempo, prestando homenagens, fazendo bricolagens e delicados relicários. Na série “Folhas de Madrepérola” (2021) a artista elabora caixinhas que são forradas com matéria orgânica, protegendo coleções, refletindo, por meio de “estípulas” brilhantes sobre o conceito de proteção e autoproteção. Conforme a artista, as estípulas são partes da planta responsáveis pela proteção da gema, para ajudar no nascimento de outra folha, ou seja, ajudam no desenvolvimento da planta. Elas são bonitas por dentro, brilhantes, mas por fora parecem insignificantes, assim como Helga relaciona a proteção e o vínculo que nós – os humanos – precisamos para sobreviver nos tempos de mudanças eco sociais que começamos a experimentar.


Mercado de Arte – dia 09/07/22

No dia 9 de julho, sábado, das 13h às 17h, a exposição estará excepcionalmente aberta ao público, como parte das atividades do evento Mercado da Arte no MASM.


Sobre a artista

Helga Correa é artista visual e professora. Graduou-se em Comunicação Visual (Universidade Federal de Santa Maria, 1988) e doutorou-se em Artes (Universidade de Barcelona, 2011). Atua no Curso de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Desenvolve trabalhos com ênfase em elementos associados ao bioma pampa. Participou de mostras individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Sua mostra online “Resistência Pacífica” reúne boa parte de seus trabalhos mais recentes (RESISTÊNCIA PACÍFICA).

< https://readymag.com/u4179907207/resistenciapacifica/ >

Contato: helgacor@gmail.com


Sem título. 2021 Colagem – matéria orgânica. 35 x 24 cm

Sem título, 2020.Livro arte.Colagem, assemblagem – matéria orgânica, tecido, cera.15 x10 cm

(Detalhe) Sem título. 2021 Colagem – matéria orgânica. 35 x 24 cm


Serviço:

O MASM está aberto para visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 16h30, sempre com entrada gratuita.
O MASM é uma instituição vinculada à Secretaria de Município da Cultura de Santa Maria.

Contatos:

Avenida Presidente Vargas – 1400 Centro Integrado de Cultura Evandro Behr CEP: 97015-030
telefone: (55) 3921.7090
e-mail: masmdigital@gmail.com
facebook: http://m.facebook.com/museudeartesm/
Instagram: @masmmuseudearte


Texto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-2911

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes