Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ateliê de Textos tem publicada mais uma cartilha para o ensino de leitura e produção textual na escola



A terceira cartilha do Ateliê de Textos com atividades de leitura e produção textual é publicada na Série Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. 

A fim de fortalecer a prática extensionista e estimular a produção e a popularização do conhecimento técnico e cientifico produzido por extensionistas da Universidade Federal de Santa Maria, a Editora PRE, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão UFSM, organiza anualmente a “Série Extensão”, voltada à publicação de obras produzidas por extensionistas da universidade.

Dentre as recentes publicações do selo 2022 está a cartilha “Ateliê de Textos: Atividades de Leitura e Produção de Observação Comentada”, de Cristiane Fuzer, Carla Carine Gerhardt, Cíntia Soares Cocco e Guilherme Barbat Barros. Esse material, agora disponível para professores e estudantes da educação básica na versão e-book, é resultante da edição de 2020 do programa de extensão Ateliê de Textos, coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Fuzer.

Seguindo princípios da Linguística Sistêmico-Funcional da Pedagogia com base em Gêneros, a cartilha é um guia para leitura detalhada e produção de observações comentadas, textos cujo propósito envolve um comentário valorativo sobre um lugar ou evento significativo na vida do produtor do texto. As atividades propostas possibilitam o ensino explícito e contextualizado da língua portuguesa em textos que utilizam diferentes recursos de significados, propiciando, como produto final de todo o processo, observações comentadas que valorizam espaços dos municípios da Quarta Colônia, região na qual os alunos-autores da edição de 2020 do projeto moram.

A cartilha pode ser acessada gratuitamente pelo link  https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/editora-pre/serie-extensao/


texto: divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-3027

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes