Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Publicado: 20 agosto 2019 - 09:58 | Última modificação: 23 agosto 2019 - 14:35
Ouvir
II SIMPÓSIO PENSAMENTO ACESSÍVEL CENA ABERTA - AÇÕES PROPOSITIVAS

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Auditório Flávio Miguel Schneider, anexo ao CCR – prédio 42 da UFSM e Prédio 40C - UFSM - Sala 3114 - Santa Maria

26/08/2019 09:00 - 28/08/2019 13:00

Descrição

O II Simpósio Pensamento Acessível Cena Aberta direciona-se para o foco Ações Propositivas. Por essa escolha, intenciona-se provocar e abrir espaços para ampliar o movimento e as relações sociais para o pensar e para o agir, de modo crítico, democrático, político, filosófico e propositivo. O evento objetiva tanto dar voz aos convidados que atuam ativamente fora do contexto acadêmico quanto ampliar o acesso e as discussões das ações desenvolvidas dentro da UFSM, como atividades de ensino e de pesquisa direcionadas à extensão.

Com essa ação integrada, evidencia-se que o circuito social é um só, cuja dinâmica inter-relaciona, de modo mais ou menos consciente, a responsabilidade de todos no que concerne ao próprio pensar e agir dentro daquilo que é conhecido como normativa social, suas inflexões e sua performance real. Nesse sentido, o evento visa trazer à luz certa invisibilidade sobre o tema, a qual colabora de modo potente e silencioso para a segregação. Ele intenciona, também, pelo agir inventivo, criativo e crítico apresentado pelos participantes, problematizar a estabilidade dos movimentos condicionados e colaboradores da identidade social. À vista disso, tem como horizonte a necessária jornada da transformação.

Ações Propositivas objetiva dar voz àqueles que mobilizam seu dia a dia, criando espaços férteis para a verdadeira transformação social, sobretudo no que implica às relações atitudinais e ao combate ao preconceito e à falta de informação.

O II Simpósio Pensamento Acessível Cena Aberta – Ações Propositivas abre o diálogo a docentes e discentes de escolas públicas e privadas, seus familiares, estudantes de graduação e de pós-graduação e a todo cidadão interessado em conhecer e discutir o tema. Desse modo, como ação do Programa de Extensão Porta Aberta, objetiva-se colocar em evidência ações inventivas que se firmam como espaços vivos e verdadeiros à transformação social e que colaboram com o amadurecimento prático do pensamento democrático.

Diante da hostilidade social no que diz respeito à invisibilidade presente no tema acessibilidade, é possível pensá-lo também como um problema de linguagem. Dito isso, o evento também propõe evidenciar espaços de fala, com o grande propósito de ampliar a porosidade aos espaços de escuta, de crítica e de reflexão. Objetiva-se, durante as manhãs dos dias 26, 27 e 28, disponibilizar informação, mobilizar o conhecimento, a reflexão, outras percepções e, por essa via de múltiplas mãos, criar conexões e alimentar a prática do diálogo verdadeiro, cujo movimento necessita de esforço, de dedicação e, também, de certa porosidade e fissura. Essas aberturas propõem à experiência intelectual da fala um atravessamento que contemple e seja nutrido pela escuta sensível, que, por sua vez, continue gerando ações propositivas.

A partir de discussões, de afirmações, de proposições, de problematizações e de críticas, com o suporte de transmissão ao vivo pelo Farol/UFSM o evento expande o tamanho de sua abertura, possibilita o diálogo em tempo real pela plataforma digital, e também disponibiliza o acesso ao vídeo que fica hospedado no site da UFSM.

Agradeço a disponibilidade dos profissionais que mobilizaram suas agendas para participarem dessa ação, que abre a porta para ampliar a difusão de ações críticas e propositivas, bem como para ouvirem e dialogarem abertamente com a sociedade.

Com grande reconhecimento e afeto, agradeço a todos que trabalharam para que o evento fosse concretizado. De modo pontual e profundo, agradeço aos participantes:

        • Alexandre Américo (Cia Gira Dança);
        • Prof. Dr. Sérgio Brondani (DI-UFSM), Fabiane Vanessa Breitenbac (CAED-UFSM) e Leopoldo Engroff (discente DI/UFSM);
        •  Profª Drª Tatiana Wonsik (Dança/UFSM);
        • Profª Drª Sílvia Wolf (Dança/UFSM);
        • Aline Dalcul pela mediação;
        • e Profª Drª Fabiana Fontana pela mediação.

Agradeço também ao Edu Ó pelo incansável esforço de tentar ajustar sua agenda para poder participar do evento, o que, lamentavelmente, não foi possível. Agradeço à colega de Departamento Marcia Berselli, pelo segundo ano disponível à parceria na organização do evento. Agradeço ao Jâneo Venturini pela atuação, também pelo segundo ano, como web designer, que, junto à Alexia Karla, estiveram firmes na produção.

Agradeço à UFSM, PRE, CAL, DAC, CAC, FAROL, CCR e ao público que, em diálogo com os participantes e produtores, concretizaram o evento e colocaram em movimento ações, pensamentos e críticas que visam manter vivos o questionamento e os diálogos sobre as consequências e os desdobramentos do pensamento hegemônico sobre cena contemporânea. Por esse atravessamento, objetiva-se a desconstrução de alguns obstáculos; ação necessária à construção da cena aberta, diversa, verdadeiramente democrática, plural, inclusiva e acessível.

Mariane Magno

Organizadores e Produtores
    • Prof.ª Dr.ª Mariane Magno Ribas (Professora vinculada ao Departamento de Artes Cênicas / Coordenadora do Curso de Artes Cênicas – Bacharelado UFSM)
    • ​Prof.ª Dr.ª Márcia Berselli (Professora vinculada ao Departamento de Artes Cênicas)
    • Aléxia Karla – Graduada em Artes Cênicas Bacharelado – Habilitação Interpretação Teatral pela UFSM, integrante da CIA. Retalhos de Teatro e Graduanda em Artes Cênicas Bacharelado – Habilitação Direção Teatral pela UFSM
    • ​Jâneo Manoel Venturini dos Santos – Graduando em Artes Cênicas Bacharelado – Habilitação Direção Teatral e professor de Filosofia das escolas E.E.E.B. Professora Margarida Lopes e I.E.E. Olavo Bilac
Programação
SEGUNDA-FEIRA • 26 DE AGOSTO

09:30 __________________________
Abertura
Local: Auditório CCR

    • Pró-Reitor de Extensão Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho;
    • Diretor do Centro de Artes e Letras Prof. Dr. Claudio Antonio Esteves;
    • Chefe do Departamento de Artes Cênicas Prof. Dr. Daniel Plá
    • Coordenadora do Curso de Artes Cênicas Prof.ª Dr.ª Mariane Magno Ribas

09:45 __________________________
Documentário ” O Bando” – Grupo Giradança
Local: 
Auditório CCR
“O Bando” é um documentário realizado a partir do processo de construção do espetáculo “Dança Que Ninguém Quer Ver”, da Cia Gira Dança, obra comemorativa dos 10 anos do grupo.

10:00 __________________________
“UFSM acessível: contexto, parcerias e proposições”
Local: 
Auditório CCR

    • Prof. Dr. Sérgio Brondani – Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design, atuando principalmente nos seguintes temas: usabilidade, ergonomia, acessibilidade, projeto e produto.
    • Fabiane Vanessa Breitenbach – Desde janeiro de 2013 exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais na UFSM, atuando juntamente ao Núcleo de Acessibilidade, vinculado a Coordenadoria de Ações Educacionais.
    • Leopoldo Engroff – Graduando de Desenho Industrial – UFSM, com enfoque em projeto de produto como Tecnologia Assistiva, desenvolve projetos junto com o Núcleo de Acessibilidade da UFSM.

Mediação: Aline Dalcul – Graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado UFSM e pesquisadora na área de inclusão escolar.

TERÇA-FEIRA • 27 DE AGOSTO

09:15 __________________________
“Cia Gira Dança e a Dissolução de Hierarquias de Percepção”
Local: Auditório CCR

    • Alexandre Américo de Oliveira – Pesquisador, bailarino, coreógrafo formado em Licenciatura em Dança (2013.2) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2017.1), ambas pela UFRN.

10:00 __________________________
Performance “Em Surdo Sendo – Tentativa de poemar” 
Local: Auditório CCR

    • Profª. Drª. Tatiana Wonsik – Professora do curso de Dança Bacharelado da UFSM

10:20 __________________________
“GAP: Dança e múltiplas cognições: Novas Epistemes para o Século XXI – Arte e Cultura Surda em Novos Campos Paradigmáticos.”
Local: Auditório CCR

    • Profª. Drª. Tatiana Wonsik – Professora do curso de Dança Bacharelado da UFSM

MediaçãoProfª. Drª. Fabiana Fontana – Professora do Departamento de Artes Cênicas da UFSM.

QUARTA-FEIRA • 28 DE AGOSTO

07:45 __________________________
Oficina “Singularidades na Escola”
Local: E.M.E.F. Vicente Farencena – Camobi

    • Profª. Drª. Márcia Berselli – DAC – UFSM
    • Aline Dalcul – Ciências Biológicas Bacharelado – UFSM

10:30 __________________________
“Balé Possível” – VAGAS ESGOTADAS
Local: Prédio 40C – UFSM – Sala 3014

    • Profª. Drª. Sílvia Wolf – Atua como professora adjunta e coordenadora do curso Dança Bacharelado da UFSM. Recentemente, vem pesquisando as relações entre a dança e a reabilitação neurológica.

Inscrição

As inscrições podem ser feitas na hora ou via e-mail: programaextensaoportaberta@gmail.com

Contato

Para acompanhar o evento ao vivo pelo Farol UFSM, clique aqui.

Para outras perguntas/dúvidas/sugestões/comentários entrar em contato por e-mail

programaextensaoportaberta@gmail.com

Localização

Auditório Flávio Miguel Schneider, anexo ao CCR – prédio 42 da UFSM e Prédio 40C - UFSM - Sala 3114

Av Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul