Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo
Publicado: 12 novembro 2018 - 14:51 | Última modificação: 12 novembro 2018 - 14:51
Ouvir

EXPERIMENTO ARTÍSTICO - CONTADOR GEIGER - HISTÓRIAS EM RÁDIO-ATIVIDADE

ARTÍSTICOS

Na frequência 107.9 FM - na página do Facebook de Irina Chernobyl - e na Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM - Santa Maria
12/11/2018 20:00 - 13/11/2018 01:00




Descrição

Contador Geiger é o nome comumente conhecido do dispositivo Contador Geiger-Müller, que mede os níveis de radiação ionizante captados num objeto ou num espaço. Quanto maior a radiação captada, maior é a emissão de sons do aparelho, semelhantes ao chiado de um rádio fora de sintonia. E esta é a origem e o jogo de palavras do nome Contador Geiger – Histórias em Rádio-Atividade. Algo que, ao mesmo tempo, conta histórias e compartilha ações no rádio, ou seja, uma “rádio-atividade”. Mas não é somente através de uma transmissão radiofônica que o evento acontece, mas também por meio da pesquisa de Memória, com a participação de público presente na UniFM 107.9 e sua interação com os atores. E, ainda, através da interatividade das redes sociais, já que Contador Geiger – Histórias em Rádio-Atividade também é transmitido via Live no perfil do Facebook de Irina Chernobyl, a personagem interpretada por Camila Vermelho que conduz o experimento.

O projeto surgiu como um quadro do programa de rádio Baleiro das Artes da UniFM 107.9. E como parte das investigações artísticas e acadêmicas de Camila Vermelho, na sua graduação em andamento de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Habilitação em Direção Teatral – e para além da Academia, a partir de suas vivências. Sua pesquisa aborda a Transmídia em Rádio e Artes Cênicas a partir do experimento e processo criativo Contador Geiger – Histórias em Rádio-Atividade, que teve sua primeira apresentação expandida no dia 18 de junho de 2018, segunda-feira, às 21 horas, pela 107.9 FM, pela página do Facebook de Irina Chernobyl e para público presente na Coordenadoria de Comunicação da UFSM, totalizando 67 minutos de duração. E, agora, o evento terá mais uma apresentação expandida, no dia 12 de novembro de 2018, às 20 horas, na UniFM 107.9, só que com algumas alterações: 120 minutos de duração e uma maior interferência do público e das redes sociais sobre a apresentação.

 


SINOPSE

Na noite de 12 de março de 2018, a cientista-artista Irina Chernobyl desembarcou em Santa Maria, na UniFM 107.9, após longa viagem através do tempo e do espaço. Sua missão, até hoje, foi a de coletar objetos e memórias dos convidados e das convidadas do programa Baleiro das Artes da UniFM 107.9, no quadro Contador Geiger – Histórias em Rádio-Atividade. Tudo o que é coletado por Irina é depositado na sua Cápsula Pripyat, com o fim de investigar se ainda vale a pena viver neste Mundo. Contudo, a cápsula deve ser aberta para análise e, finalmente, Irina Chernobyl poder fazer suas avaliações e impressões sobre Santa Maria para seus amigos, Ivan Fukushima e Pavel Harrisburg. Para saber dessas revelações, é só se ligar na apresentação do experimento Contador Geiger – Histórias em Rádio-Atividade, uma pesquisa, realização e direção de Camila Vermelho, como trabalho de formatura em Bacharelado em Artes Cênicas da UFSM – Habilitação Direção Teatral.

 

Entrada franca.

DURAÇÃO: Duas horas.
CAPACIDADE DE PÚBLICO: Até 15 pessoas na Coordenadoria de Comunição Social, mediante inscrição (LUGARES ESGOTADOS). E sem limites pelo dial da 107.9 FM e pela página de Irina Chernobyl no Facebook.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos.

 


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Direção, concepção, roteiro e produção: Camila Vermelho.
Elenco/Operadores: Camila Vermelho, Carla Rosa, Priscila da Rosa, Felipe Flores, Lúcio Hiko.
Locução: Roberto Montagner, Camila Vermelho, Braian Schvarcz, Elton Maia, Ciro Oliveira, Dartanhan Baldez Figueiredo, Marcos Souto, Aracy Colvero, Robson Santos, Carla Rosa, Lúcio Hiko, Felipe Flores, Priscila da Rosa.
Sonoplastia e operação de áudio: Jonathan Ferreira.
Operação de Live no Facebook: Isadora Stefanello.
Operação de luz e de projeção audiovisual: Tiago Stefanello.
Monitoramento de mídias sociais: Camila Vermelho, Carla Rosa e Priscila da Rosa.
Identidade visual: Braian Schvarcz e Felipe Flores.
Gravação do teaser: Gilvan Peters.
Edição do teaser: Jeferson Carvalho, Pedro Henrique Dias e Camila Vermelho.
Fotografias: Dartanhan Baldez Figueiredo.
Filmagens: Marcos Oliveira e convidados e convidadas.
Texto de divulgação: Camila Vermelho.
Tradutora: Barbara Medina.
Orientação do projeto: Prof. Me. Laédio José Martins e Prof. Dr. Élcio Rossini (DAC-UFSM).
Apoio: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, UniFM 107.9, Stefanello Studio, Shin Anime Dreamers.

Contato

Contato diretamente pelo Facebook

Localização


Av.. Roraima - 1000 - Camobi
10º andar da Reitoria Santa Maria - Rio Grande do Sul



Galeria de fotos