Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Laboratório do Departamento de Química tem pesquisa premiada em evento internacional

O Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQUIA), do Departamento de Química/CCNE, tem sua pesquisa reconhecida no European Winter Conference on Plasma Spectrochemistry, através do trabalho intitulado ‘Feasibility of Microwave-Induced Combustion for Honey Decomposition and Further Determination of Br and I by ICP-MS’, que aborda o desenvolvimento de método para determinação de Br e I em mel. O conhecimento dos teores de Br e I nos alimentos é de suma importância tendo em vista a influencia dos dois em rotas metabólicas.

O prêmio de melhor trabalho foi conferido pela significante contribuição na área de espectrometria com plasma. Esta honraria aumenta a projeção do CCNE e da UFSM no âmbito nacional e internacional.

O evento ocorreu no período de 22 à 26 de fevereiro de 2015, na cidade de Münster, na Alemanha, e já está na sua décima sexta edição. Reconhecido mundialmente, contou com a participação de 700 pesquisadores, aproximadamente, de mais de 40 países.

Integram a equipe de pesquisa a professora Paola de A. Mello, do Departamento de Química/UFSM e a aluna do Programa de Pós-graduação em Química/UFSM, Sandra Meinem de Cruz, que desenvolveram o trabalho em parceria com o LCCBio da Universidade Federal de Pelotas.

 Além do prêmio, os vencedores receberam o convite para publicar a pesquisa na edição especial da revista Analytical and Bioanalytical Chemistry, um dos grandes periódicos da Química Analítica.

Texto elaborado por Sandro Lacerda – Assessoria de Comunicação/CCNE