Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

O futuro da cidade pensado pelo cinema clássico: entre a guerra e a esperança

Inicia nesta quinta-feira, 11 de junho, o II Ciclo de Cinema Cidades do Futuro, com o tema “Cidades sustentáveis: do real ao virtual”. No primeiro dia de programação seráexibido o filme de ficção científica “Daqui a Cem Anos” (Thingsto Come), além das participações especiais do Geógrafo Gilnei Castro Müller e do acadêmico Diego Dal Pozzolo no debate: “O futuro da cidade pensado pelo cinema clássico: entre a guerra e a esperança”.

O evento, que ocorre na sala 1433 do prédio 17, das 17h às 19h, é uma promoção do Curso de Geografia e do Departamento de Geociências.

Daqui a Cem Anos:
Produzido em 1936,sob a direção do cineasta estadunidense William Cameron Menzies, o filme inglês é uma adaptação de dois romances científicos de H.G.Wells. O filme Daqui a Cem Anos relata 100 anos na história da humanidade, desde a década de 30 até o século XXI.
Passado a Segunda Guerra Mundial, que dura duas décadas e deixa a terra desolada, é necessário começar de novo. Porém a destruição é tamanha que a sociedade volta a viver em um sistema semelhante ao feudalismo, sem lei,como na Idade Média. Mas, a inteligência e progresso do homem conseguem ao longo do século superar a terrível volta no tempo, e a humanidade se lança no espaço para a reconstrução da civilização.
O filme tem sido considerado, pela crítica, como a primeira superprodução do gênero de ficção científica, com cenários grandiosos, efeitos especiais e figurinos detalhados.

Texto elaborado por Camila Jardim – Assessoria de Comunicação do CCNE.