Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

22º Bloomsday é realizado em Santa Maria

DSC 0323

Aconteceu nesta terça feira, 16 de junho, a 22ª edição do Bloomsday Santa Maria. O evento literário, dividido em dois momentos, teve início às 14h no Café da CESMA, onde foi feita a leitura de trechos do “Ulysses” e bate-papo sobre as obras de James Joyce. Neste mesmo local, o Grupo de Pesquisa Arte Impressa (vinculado ao PPGART/CAL/UFSM) inaugurou a exposição “Livros de Artista / Bloomsday 2015”, onde os doze artistas plásticos responsáveis pelas obras participaram do bate-papo sobre a incorporação de James Joyce em seus trabalhos.

À noite, as atividades como leituras das obras de James Joyce, poesias de autores brasileiros e irlandeses, e a audição de músicas irlandesas foram realizadas no bar Ponto de Cinema. Realizado em Santa Maria desde 1994, o Bloomsday é uma celebração da publicação de “Ulysses” por James Joyce. O evento acontece em dezenas de cidades pelo mundo e congrega pessoas, línguas e experiências que unem o popular e o erudito, aproximando profissionais da área da literatura e curiosos não especialistas.

O evento é uma promoção da Cooperativa de Estudantes de Santa Maria (CESMA) e Ponto de Cinema, e organização de Aguinaldo Medici Severino (professor do Departamento de Física/ CCNE-UFSM).

 

Texto elaborado por Camila Jardim – Assessoria de Comunicação CCNE