Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

UFSM e URI Santo Ângelo desenvolvem Projeto de Extensão na área de Estatística

Desde 2003, a UFSM e URI de Santo Ângelo, desenvolvem projeto de extensão, cujo objetivo, é popularizar o conceito de Estatística e suas aplicações. As atividades acontecem com alunos do Curso Técnico em Informática da Escola da URI e de graduação da universidade, nos quais a professora Gilvete Lírio ministra a disciplina de Estatística.
Durante o projeto, a parte contextual é trabalhada em sala de aula, onde é delineada a pesquisa de campo, o local da aplicação da mesma, bem como a escolha do assunto e a elaboração de um questionário estruturado, o qual será aplicado em uma comunidade da escolha do aluno, sendo realizada extraclasse.
Após os conceitos básicos, os alunos participam de uma palestra ministrada pelo professor do Departamento de Estatística, Adriano Mendonça Souza, cujos temas abordados são: Usos e aplicações da estatística; As principais utilizações e interpretações dos gráficos e medidas descritivas; Formas de dimensionar uma amostra; Como fazer uma coleta de dados de forma que ela seja representativa; Meios e formas de elaborar um relatório estatístico; Formas de realizar uma apresentação estatística; Ética da pesquisa estatística.
Para a análise dos resultados e da estatística descritiva dos dados, os alunos utilizam softwares em estatística para construção de planilhas eletrônicas e de gráficos Os resultados obtidos junto à comunidade da região Noroeste do estado, são retornados para as Instituições de Ensino e para o local no qual foi realizada a pesquisa, sendo esta a contribuição das universidades para a população envolvida.
O projeto, é registrado no GAP da UFSM sob o número 039522, sendo que nesse ano o projeto é intitulado “Atividades de extensão para o aprimoramento do conhecimento: uma visão da realidade”.
O mesmo conta com recursos financeiros do FIEX/CCNE/UFSM e é apoiado pela professora Gilvete Lírio na URI Santo Ângelo, como coordenadora local, e pelo professor Adriano Mendonça, como coordenador da UFSM, tendo como bolsista responsável pelo projeto na UFSM, a acadêmica Bianca Reichert. No decorrer do período, o projeto é apresentado, a cada ano, na Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, que neste ano ocorreu no período de 19 a 23 de outubro.
Nas fotos, grupo de estudantes que participam do projeto e apresentação de pôster na Jornada Acadêmica Integrada, em Santa Maria.

Textos e Fotos: Assessoria de Comunicação URI