Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Pesquisa do grupo LAQIA/CEPETRO recebe Prêmio Petrobras de Tecnologia

Érico Flores, professor do Departamento de Química (CCNE/ UFSM) e pesquisador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleos (CEPETRO), recebeu em novembro deste ano o Prêmio PETROBRAS de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi (8ª edição).

 

O trabalho premiado em nível nacional foi “Método para Extração de Sais de Petróleos por Aplicação Indireta de Ondas Ultrassônicas”, uma proposta inovadora de tratamento de petróleos por ultrassom. A pesquisa, que representa uma das linhas de pesquisa do LAQIA/CEPETRO na área de petróleo e derivados, envolvendo energias alternativas com ênfase em micro-ondas e ultrassom, foi desenvolvida na UFSM em cooperação com pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sob a coordenação da Profª. Maria de Fátima P. dos Santos.

 

O grupo de pesquisa do LAQIA/CEPETRO que atua na área de petróleo e petroquímica é composto por professores do Departamento de Química, alunos da Pós-Graduação em Química e da Pós-Graduação em Engenharia Química. Este trabalho, assim como outros relacionados com a área de petróleo e derivados, tem sido fruto de uma parceria de mais de 10 anos entre a UFSM e PETROBRAS com o apoio da FATEC.

 

 

Texto elaborado por Camila Jardim – Assessoria de Comunicação

Com informações do Departamento de Química