Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do LAQIA/CEPETRO recebem pela segunda vez, o prêmio de melhor trabalho em congresso nos EUA



O Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) do Departamento de Química da UFSM foram premiados com o trabalho “Feasibility of microwave assisted single reaction chamber for digestion of heavy crude oil samples for further rare earth elements determination by USN-ICP-MS” (“Digestão de Petróleo Pesado Empregando Decomposição por Via Úmida Assistida por Micro-ondas em Sistema de Alta Eficiência para Posterior Determinação de Elementos Terras Raras por USN-ICP-MS)em um dos maiores eventos na área de espectrometria atômica, o 2016 Winter Conference on Plasma Spectrochemistry, que aconteceu de 10 a 16 de janeiro em Tucson, Arizona, EUA.

 Resultado de pesquisas que envolveram os professores do Departamento de Química da UFSM, Érico M. M. Flores, Edson I. Müller, Paola A. Mello e Cezar A. Bizzi  e dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, Gabriel T. Druzian e Letícia S. F. Pereira,o trabalho premiado é uma importante contribuição na área petroquímica.

O grupo de pesquisa é contemplado com este prêmio pela segunda vez. Em 2010, o LAQIA recebeu a premiação, neste mesmo evento, com o trabalho “Determinação de iodo em alimentos por ICP-MS após decomposição por combustão iniciada por micro-ondas”. A premiação recebida em 2016 nos EUA se soma às demais já recebidas pelo grupo, principalmente nas áreas de espectrometria atômica e preparo de amostras, dando à UFSM posição de destaque na área de Química Analítica no Brasil e no exterior.

Texto: Departamento de Química – CCNE / UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-132

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes