Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

NeuroArTE traz uma viagem pelo cérebro para o CCNE



Tem início hoje (18) e vai até segunda (21), das 9h às 16h, a segunda exposição de 2016 na “Parede das Artes” no Prédio 13. NeuroArTE. Esta é a terceira mostra do Museu Interativo Arte Ciência e Tecnologia, e traz ao CCNE, obras de artistas que fazem um questionamento em torno da teoria da neuroestética, e vários módulos educativos expositivos, que tem o objetivo de desafiar o público no evento apresentando, em cada um deles, uma explicação funcional e orgânica das principais regiões do cérebro.

Além disso, a programação da exposição traz o documentário “O cérebro de Thauan” que conta a história de um aluno do ensino médio que é praticante de capoeira, e através de um olhar lúdico e ao mesmo tempo científico, o narrador mostrará as diferentes potencialidades do cérebro humano. O intuito do documentário é facilitar o entendimento de como o cérebro funciona, a partir do cotidiano do personagem, e tornar este conhecimento simples e motivacional. “O cérebro de Thauan” está disponível no YouTube e pode ser acessado aqui.

O Museu Interativo Arte Ciência e Tecnologia, teve início em 2010 a partir da aspiração das professoras Maria Rosa Chitolina Schetinger (PPG Educação e Ciências / CCNE) e Nara Cristina Santos (PPG Artes Visuais / CAL) em realizar atividades transdisciplinares, interrelacionando as investigações desenvolvidas nos grupos de pesquisa de duas áreas distintas, Arte e Ciências, vinculados aos laboratório LABART  e ENZITOX.

NeuroArTE tem o objetivo de popularizar o conhecimento das neurociências utilizando módulos interativos e artísticos, representando uma oportunidade para a inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no ambiente acadêmico. O projeto é vinculado ao programa de pós-graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM/ UFRGS/ FURG) programa de pós-graduação em Ciências biológicas: Bioquímica Toxicológica e programa de pós-graduação em Artes Visuais. Os módulos interativos fazem parte da Semana Nacional do Cérebro e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 do MCTI.

 

Cartaz Neuroarte2016março marcascor 1

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-158

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes