Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Pesquisador do Departamento de Química apresenta palestra na Áustria

Recentemente, o professor Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química da UFSM/CCNE, foi convidado para apresentar uma palestra na Graz University of Technology (GUT), na cidade de Graz, Áustria. O convite para a palestra foi devido ao destaque que as pesquisas da UFSM têm recebido no exterior e à forte interação do grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM com o Instituto de Química de Alimentos e de Química Analítica da GUT, uma parceria que já dura mais de 15 anos. Desta interação, resultou entre outros benefícios, o registro de uma patente internacional cuja invenção hoje é comercializada em mais de 20 países.

A palestra apresentada aos pesquisadores da GUT “Innovation and New Developments in Analytical Chemistry using Advanced Sample Preparation Systems” foi ministrada em 23 de Março passado. Após a palestra foi organizado um debate com os pesquisadores presentes sobre as tendências atuais no controle de qualidade de processos e produtos industrializados. Houve muito interesse por parte dos pesquisadores estrangeiros sobre as técnicas analíticas desenvolvidas pelos pesquisadores do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM, principalmente com o uso de energias alternativas como micro-ondas, ultrassom e ultra-violeta. A pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa do CEPETRO e LAQIA já renderam mais de 300 publicações nos últimos 10 anos, além de diversas patentes de inovação tecnológica.

O professor Érico é, atualmente, o Diretor Científico da FAPERGS e também coordenador do LAQIA (Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais da UFSM). Fazem parte do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa realizados no LAQIA e CEPETRO, seguintes pesquisadores do Departamento de Química, professores Cezar A. Bizzi, Edson I. Müller, Fábio A. Duarte, José Neri G. Paniz, Paola A. Mello, Rochele S. Picoloto, Rodrigo C. Bolzan, além do prof. Juliano S. Barin (Depto. de Ciência e Tecnologia de Alimentos/CCR).

Texto enviado pelo Departamento de Química/CCNE.