Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Trabalho de iniciação científica de ex-aluno do Curso de Estatística está entre os melhores do último biênio

O ex-aluno do curso de Bacharelado em Estatística, Diego Ramos Canterle, teve seu trabalho classificado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE) como um dos quatro melhores trabalhos de iniciação científica em Estatística no último biênio. Os trabalhos selecionados serão apresentados de forma oral no Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), principal evento da Estatística nacional, que este ano ocorre no mês de julho em Porto Alegre. Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão científica com vistas à premiação.

Com o título “Modelo de regressão beta com dispersão variável com funções de ligação paramétricas”, os autores propõem um novo modelo de regressão que generaliza o modelo de regressão beta tradicional. Aspectos de inferência pontual, inferências em grandes amostras e análise de diagnóstico também são desenvolvidos, além de implementações e simulações computacionais. Diego que atualmente é aluno de mestrado na Universidade Federal de Pernambuco, é orientado pelo professor Fabio Bayer, do Departamento de Estatística/CCNE.

No último SINAPE, ocorrido em 2014, uma ex-aluna do Curso de Estatística/CCNE, também ficou entre os finalistas no concurso de iniciação científica e, em segundo lugar na premiação.

Texto informado pelo Núcleo de Divulgação Institucional/CCNE.